Como tratar a unha quebrada de um cão

Cuide bem da saúde do seu cão

Chris Amaral/Photodisc/Getty Images

Uma unha quebrada de um cão pode ser uma experiência angustiante, tanto para o dono quanto para o cão. O animal pode estar sofrendo de dor e estresse, fazendo com que ele lamente e chore, e as unhas podem até sangrar. É importante manter a calma e garantir a sua segurança e a do seu animal de estimação, caso tente tratar a unha. Se a quebra ocorreu de forma natural, pode não ser tão doloroso para o cão. No entanto, se a cisão ocorreu devido a trauma ou lesão, a unha pode ter se partido até bem fundo, assim, causando uma grande quantidade de dor. Não há muito a fazer por uma unha quebrada, mas você pode tomar medidas para aliviar a dor do seu cão e evitar futuras quebras.

Step 1

Prepare-se para que o seu cão tente fugir ou mordê-lo quando for tentar tratar a unha. É provável que o animal esteja com dores, e a última coisa que ele deseja é que você toque nesta área que está extremamente sensível. Peça um ajudante para segurar o seu cão para que ele não possa morder ou fugir. Se estiver sozinho, considere usar uma focinheira. Mesmo o mais amigável dos cães poderá morder se estiver com dor.

Step 2

Estanque qualquer sangramento com um coagulante. Se a unha partiu em carne viva, é provável que sangre, mas se a cisão ocorreu apenas dentro da unha, ela continuará seca. Alguns coagulantes eficazes incluem pó hemostático, amido de milho ou farinha. Além disso, aplique uma pomada antibiótica sem prescrição na ferida para prevenir a infecção.

Step 3

Apare quaisquer pontas com uma lixa de unha, de acordo com o site veterinário vetinfo.com. Se houver bordas pontudas, elas poderiam enganchar em alguma coisa e fazer com que parte da unha arranque. Não use cortadores de unha, pois podem fazer com que a unha quebre ainda mais. Se começar a sangrar quando for lixar, aplique um coagulante na fonte do sangramento.

Step 4

Aplique uma esmalte claro às unhas para manter as partes juntas até a unha cresça. Não deixe o seu cão lamber o esmalte até que tenha terminado de secar. Para além disso, mantenha a unha aparada o mais curto possível até que a ferida desapareça.

eHow Brasil
×