Por que aparecem manchas em anéis de ouro?

Escrito por j.e. cornett | Traduzido por paula bertolino
Por que aparecem manchas em anéis de ouro?
O seu anel esconde alguma coisa? (Gold Ring image by Sujit Mahapatra from Fotolia.com)

Joias que não são de ouro maciço vão acabar revelando do que são feitas - normalmente prata ou cobre, mas também pode ser níquel ou bronze - quando a camada de ouro que a cobria começa a se desgastar.

As razões pelas quais anéis de ouro e outras joias desenvolvem manchas prateadas dependem de muitos fatores, incluindo o método usado para lhes dar a aparência dourada, a idade da peça e o quanto foi usada.

Banhado a ouro

A maioria das bijuterias e joias douradas produzidas nos Estados Unidos são banhadas a ouro. Isso significa que uma base de metal, como prata ou cobre para joias mais finas, ou latão e níquel para as mais baratas, são cobertas com uma camada de ouro.

Os Estados Unidos fazem pouco para regulamentar a produção de joias banhadas a ouro e não há normas para a espessura da camada de cobertura. As joias podem ter camadas tão finas de ouro que pode lascar e degastar com o tempo. Como não há um padrão a ser seguido, é difícil dizer qual a espessura da camada de ouro ou qual o metal usado como base.

Manchas prateadas em uma joia dourada indicam que a base é prata ou níquel.

Folheado a ouro

O processo de fazer folheados a ouro é um dos métodos mais antigos de criar joias com aparência dourada. Um tubo oco de ouro é envolto numa base de metal, normalmente feita de prata ou cobre.

Os folheados a ouro mais modernos produzidos nos Estados Unidos são fáceis de identificar, pois é obrigatório ter um carimbo especificando. Por exemplo, um anel folheado de 14 k precisa ter um carimbo escrito "14 k G.F."

Folheados a ouro tendem a durar mais e ser mais caros do que os banhados a ouro pela maior quantidade de ouro necessária na produção e no processo mais complicado. No entanto, com o passar dos anos, a base de metal eventualmente vai aparecer devido ao desgaste do ouro. Se um folheado tiver manchas prateadas, é bem provável que sua base seja de prata.

Joalheiros que se especializam em folheados podem arrumar este tipo de peça.

Idade

Tanto as peças banhadas como as folheadas a ouro vão acabar se desgastando, e a base de metal vai aparecer. Quanto mais velha a peça, mais provável que a base já tenha aparecido ou vá aparecer. Isso é um problema especialmente das peças banhadas, pois a camada de ouro é muito fina.

Uso

A forma como uma peça folheada ou banhada a ouro é usada também afeta em quão facilmente a camada de ouro desgastará.

Anéis são mais suscetíveis ao desgaste da camada de ouro. Anéis são arranhados mais facilmente, entram em contato com mais químicas e são mais expostos ao desgaste diário. Não é nenhuma surpresa que, quanto mais um anel é usado, mais a camada de ouro se desgasta, o que é muito mais rápido do que, digamos, um colar ou um par de brincos usados pela mesma quantidade de tempo.

Considerações

Banhados e folheados a ouro não são as melhores opções para anéis que você pretende usar diariamente ou semanalmente. Folheados são mais duráveis do que os banhados a ouro, mas as duas versões vão perder suas camadas de cobertura eventualmente.

Para proteger seus anéis folheados ou banhados a ouro do uso excessivo, tire-os enquanto trabalha, lava as mãos e aplica cosméticos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível