Mais
×

Como usar o aparelho de fondue

Desde que foi criado na Suíça no finalzinho do século 17, o fondue passou a ser consumido em reuniões sociais, especialmente entre pessoas com maior poder aquisitivo. Foi apenas na década de 1950 que o prato se popularizou, quando o chef suíço Conrad Egli passou a utilizar a receita em Nova Iorque. A partir de então, o fondue passou a ser consumido em outras partes do mundo. Aprenda a manusear o aparelho de fondue e reúna os amigos e familiares para desfrutar uma bela refeição.

Instruções

A popularização do aparelho de fondue se deu apenas durante o século 20 (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. O primeiro passo para utilizar adequadamente o aparelho de fondue é compreender como ele é montado. Basicamente, o aparelho é composto pelo suporte para a panela, o queimador, uma base giratória, a panela propriamente dita (que pode ser de vidro, cerâmica ou alumínio antiaderente) e garfos.

  2. Para começar a utilizar o aparelho de fondue, é preciso ligar o queimador. Utilize álcool líquido para acender. Com os devidos cuidados, coloque o álcool no queimador na quantidade exata em que cabe no reservatório.

  3. Em seguida, abra os orifícios do queimador. Com um palito de fósforos, acenda o orifício central do queimador. Quando o aparelho acender, utilize os orifícios para regular o tamanho da chama. Para deixar o aparelho em fogo alto, abra os orifícios ao máximo. Se quiser deixá-lo em fogo baixo, deixe-os o mais fechados possível.

  4. Coloque na panela os ingredientes do fondue de sua preferência. O fondue de queijo, por exemplo, pode tanto ser feito com queijos ralados em casa quanto por queijos específicos para fondue, à venda no supermercado.

  5. Aqueça o queijo até que ele derreta. Então, feche os orifícios para diminuir o fogo e parar o cozimento. Deixe em fogo baixo para manter o prato aquecido.

  6. Então, é hora de degustar o fondue. Mergulhe os ingredientes a gosto, como pães em pedaços ou carnes já cozidas, no queijo e bom apetite.

  7. Para o fondue doce, é possível tanto usar um novo aparelho quanto utilizar a mesma panela (depois de limpá-la. Para a sobremesa, utilize chocolate fresco ralado na panela. Então, saboreie com frutas em pedaços como morango e banana.

  8. Na hora de apagar a chama, feche todos os orifícios do queimador. Em seguida, cubra a chama com a tampa do queimador. Ela também é chamada de abafador em alguns manuais de utensílios para fondue. Certifique-se de que a chama está completamente apagada. Deixe esfriar para retirar o queimador.

Dicas

  • Uma alternativa para não ter que acender o fondue com álcool é utilizar uma pequena vela no lugar do fogareiro.

Aviso

  • Sempre que for reabastecer o queimador do fondue, tenha certeza de que a chama está completamente apagada. Evite acidentes.

O que você precisa

  • Aparelho de fondue
  • Base giratória
  • Queimador
  • Suporte para a panela
  • Panela
  • Garfos coloridos
  • Álcool líquido
  • Fósforos
  • Ingredientes a gosto (pães, carnes, morango e banana em pedaços)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article