Qual é a aparência das feridas do herpes em diferentes estágios?

Escrito por lisa sefcik | Traduzido por kelly isayama
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Qual é a aparência das feridas do herpes em diferentes estágios?
O herpes causa o aparecimento de feridas (Jupiterimages, Creatas Images/Creatas/Getty Images)

O herpes oral, também conhecido como bolha de febre ou afta, passa por vários estágios, assim como o herpes genital e o herpes zóster. As vesículas de herpes são muito similares em aparência, não importando que parte do corpo elas afetam. De acordo com a Clínica Mayo, se a pessoa tem herpes oral, pode-se esperar que as feridas se curem entre sete e dez dias. No entanto, há outros sintomas além dos ferimentos que se podem prever.

Outras pessoas estão lendo

Sobre a herpes oral

O herpes oral é quase sempre causado pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1), com o qual muitas pessoas se infectam, geralmente quando crianças, quando um parente ou amigo as beijam no rosto ou na boca. De acordo com a Associação Americana de Saúde (ASHA, do nome em inglês), entre 50 a 80% da população dos Estados Unidos tem herpes oral e, aos 50 anos, essa porcentagem aumenta para 90%. Em casos raros, o herpes oral pode ser causada pelo vírus herpes simplex tipo 2 (HSV-2) que geralmente está associado com o herpes genital, quando uma pessoa não infectada faz sexo oral com alguém contaminado pelo HSV-2. Uma vez dentro do corpo, o vírus encontra um local seguro nos gânglios, onde fica dormente até que algum fator o reative. O HSV-1 reside no gânglio trigeminal, na parte superior da coluna, próximo ao rosto.

Antes de uma crise de herpes

Durante o estágio precoce da herpes oral, uma ferida nem mesmo está presente. A maioria das pessoas tem sintomas antes do aparecimento da bolha, incluindo dor, sensibilidade ou uma sensação de formigamento na parte do lábio ou da boca que será afetada dois ou três dias antes da manifestação dos ferimentos. Esse é um sinal de que o HSV-1 ficou ativo.

Lesões da herpes oral

Quando as feridas do herpes aparecem, podem ser uma bolha única cheia de líquido ou um grupo de vesículas que formam uma lesão. Elas geralmente estão presentes no lábio ou em torno da boca, mas de vez em quando, podem aparecer nas narinas, no queixo e até mesmo nos dedos. De acordo com a Clínica Mayo, é muito incomum que as aftas de herpes apareçam dentro da boca. As bolhas herpéticas são muito sensíveis quando aparecem e, no estágio final, se romperão e o líquido vazará.

O processo de cicatrização

Conforme as feridas de herpes oral começam a cicatrizar, pode-se notar uma crosta amarela aparecendo sobre as bolhas rompidas, que descasca e revela uma pele rosada. A menos que se tire essa casca excessivamente, o ponto onde a infecção ocorre não deixará cicatrizes.

Tratando a herpes oral

Algumas crises herpéticas não necessitam de tratamento, mas há pomadas isentas de prescrição que contêm anestésicos tópicos que podem temporariamente aliviar a dor e a sensibilidade. A ASHA recomenda que o uso desses produtos com cuidado, já que tocar as feridas com frequência pode retardar a cicatrização. De acordo com a ASHA, apenas 25% das pessoas com herpes oral têm uma segunda crise. Mas, algumas pessoas sofrem com o aparecimento frequente de feridas. Os mesmos medicamentos antivirais prescritos, como o Zovirax, o Famvir e o Valtrex, que são usados para reduzir a frequência e a severidade das crises de herpes genital, podem ser usados para tratar a herpes oral de forma satisfatória, particularmente quando eles forem tomados quando os sinais precoces forem notados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível