on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Qual é a aparência dos ovos de cupim?

Atualizado em 17 abril, 2017

Os cupins são insetos que comem madeira e podem causar danos de milhares de reais a uma casa em um período de tempo relativamente curto. Identificar como são esses insetos e seus ovos, assim como os primeiros sinais dos danos causados por eles, vai ajudá-lo a eliminá-los de sua casa antes que os danos sejam mais graves.

Os cupins se alimentam de madeira (Oxford Scientific/Photodisc/Getty Images)

Significado

Os cupins fêmeas podem pôr milhares de ovos em apenas alguns dias. Dentro de uma colônia, a rainha é a única a pôr ovos. Por ser tão prolífica, seu abdômen contém os ovários, é grande e distendido, e caso ela tenha de se mover, precisa ser carregada. De fato, seu corpo aumentará uma centena de vezes quando está prenhe. A cada vez que a rainha está em período de muda, ela ganha outro par de ovários com capacidade de produzir até mais ovos.

Loading...

Identificação

Os ovos de cupins são de cor branco-cremosa e quase transparentes. São moles e não possuem casca. São pequenos, com cerca de metade do tamanho de um grão de arroz. As larvas que eclodem dos ovos têm cerca do mesmo tamanho dos ovos quando eclode. A maior parte de seu crescimento ocorre depois da eclosão.

Geografia

Os ovos de cupins são encontrados em ninhos, cujas condições são sempre escuras e úmidas. Se você viu manchinhas parecidas com ovos pela casa, provavelmente estas não serão os ovos de cupim. Podem ser excrementos de cupins, mas os ovos geralmente ficam ocultos dentro do ninho. De fato, se os ovos dentro de um ninho forem perturbados, em geral morrerão por serem muito sensíveis à luz e à falta de umidade.

Tipos

Existem vários tipos de cupins dentro de uma colônia. A única responsabilidade da rainha é a postura dos ovos. As colônias de cupins também têm reis, que são machos que se acasala com a rainha. Podem haver vários reis dentro de uma colônia. Os cupins operários são os que comem a madeira e levam de volta ao ninho. Também são responsáveis por tomar conta dos ovos no ninho, assim como de mantê-lo. Os soldados são cupins que protegem o ninho, normalmente contra os predadores. Os soldados desenvolveram grandes cabeças com tenazes na ponta para ajudar em suas defesas.

Considerações

Os cupins constroem ninhos onde vivem e é o local onde a rainha põe os ovos. Embora comam a madeira de sua casa, eles não vivem ali. Na vida selvagem, eles constroem ninhos dentro das árvores que caíram e morreram. Grandes montes, construídos por espécies africanas e australianas de cupins, geralmente revelam ninhos que se elevaram devido ao grande tamanho dos insetos.

Os cupins das espécies africanas e australianas constroem grandes montes (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Características

Os cupins podem digerir a celulose dentro da madeira devido à presença de um protozoário dentro de seu intestino posterior. Sem esse organismo, não pode ocorrer a digestão.

Loading...
Loading ...
Loading ...