×
Loading ...

Apartamento: quando comprar ou alugar?

Atualmente, comprar um imóvel próprio não é mais um sonho tão distante como era antigamente. Com a facilitação do crédito somado ao aumento do poder aquisitivo dos brasileiros em geral, adquirir um apartamento passou a ser um objetivo viável. Ao dispor do imóvel próprio, o proprietário passa a usufruir de benefícios, como conforto e segurança. E, se para a maioria das pessoas o pagamento à vista é difícil, há muitas opções de financiamento imobiliário à disposição no mercado que facilitam a compra. Mas até que ponto esse esforço e endividamento valem a pena? O que vale mais, comprar ou alugar?

O que vale mais, comprar ou alugar? (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Fase da vida

Você já deve ter sentido um certo desconforto ao pensar no grande montante gasto com o aluguel do seu apartamento. Será que vale mais a pena assumir uma dívida por muitos anos, em vez de gastar dinheiro alugando um imóvel que nem é seu? Ou vale mais pagar o aluguel enquanto juntar dinheiro para comprar o próprio apartamento à vista? Essa é uma dúvida comum da hora de adquirir um imóvel. Para tomar a melhor decisão, primeiro é preciso analisar bem seu momento de vida. Jovens sem filhos, com emprego incerto e dúvidas sobre o futuro, não se encaixam no modelo de quem deve comprar o apartamento. Como a mobilidade é mais provável, melhor mesmo é alugar o imóvel.

Loading...
O aluguel é mais vantajoso para jovens que podem mudar de cidade a qualquer momento (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Perfil financeiro

Um fator que deve ser levado em conta para quem está em dúvida sobre comprar ou alugar um apartamento é o seu perfil financeiro e a sua renda familiar. Pessoas com perfil mais conservador tendem a optar por adquirir o imóvel o mais rápido possível e desfrutar dos benefícios, como segurança de moradia e independência. Pessoas que gastam compulsivamente também podem optar pelo financiamento, já que provavelmente não conseguirão guardar renda mensalmente enquanto pagam o aluguel. Para quem é mais controlado, talvez valha a pena pagar aluguel enquanto junta o dinheiro que sobra para pagar à vista ou usar de entrada na hora de comprar um imóvel.

O perfil financeiro de cada um é um fator importante (Image Source/Photodisc/Getty Images)

Gastos extras

Muitos aspectos que devem ser levados em conta na hora de comprar ou não um apartamento são subjetivos e variam de pessoa para pessoa. Será que vale a pena comprar um apartamento em um local distante apenas por ter um imóvel próprio? É preciso levar em conta fatores como gastos com transporte, opções de lazer e localização. Com tudo isso na ponta do lápis, fica mais fácil na hora de tomar uma decisão. De modo geral, morar perto do trabalho aumenta a qualidade de vida e sai mais barato. É um caso no qual o aluguel pode ser a melhor opção.

É preciso levar em conta fatores como gastos com transporte, opções de lazer e localização (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Investimento

Outra forma de tomar essa decisão de modo mais consciente é levando em consideração a possibilidade de investir o dinheiro que seria destinado para a compra do imóvel. Aplicações em investimentos seguros, como poupança, CDB ou tesouro direto, podem render bons dividendos para quem deseja alugar em vez de comprar. Além disso há sempre a possibilidade de desvalorização do imóvel, o que conta contra o financiamento. No entanto, se as parcelas forem mais baratas do que o aluguel, talvez valha mais a pena fazer o financiamento. Simuladores de investimento são úteis na hora de tomar a decisão final.

Simuladores de investimento são úteis na hora de tomar a decisão final (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...