Mais
×

Como apertar maçanetas frouxas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se a sua maçaneta estiver um pouco frouxa e tremendo, talvez você precise apertá-la na trava (na maioria das maçanetas modernas) ou na própria maçaneta (em modelos de tranca mais antigos, como na imagem abaixo).

Instruções

Apertar maçanetas é um trabalho bem simples (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Se você possui uma tranca cilíndrica ou tubular na sua maçaneta frouxa, procure alguns guias na internet sobre esse tipo de maçaneta. Elas tanto se fecharão em um cilindro ou são integradas a uma tranca, então você precisará apertar a própria tranca.

  2. Se tiver uma fechadura embutida, siga essas instruções. Esse tipo de tranca (tanto modelos de conexão como exteriores) já foram o padrão, mas agora são raramente usadas. As roscas das maçanetas se encaixam nas pontas de um eixo quadrado com as pontas roscadas e arredondadas. Um parafuso fixo, localizado na manga da maçaneta, aperta a face quadrada do eixo, prevenindo a maçaneta de virar o eixo quando utilizada.

  3. Afrouxe o parafuso fixo da manga de uma das maçanetas com uma chave de fenda padrão ou, em alguns casos, uma chave hexagonal em L.

  4. Desparafuse a maçaneta para expor o eixo e acesse o parafuso fixo da outra maçaneta. Certifique-se de que esse parafuso esteja bem preso.

  5. Vire a maçaneta até que um dos lados lisos do eixo fique virado diretamente para cima. Pressione a maçaneta no sentido da porta e segure-a firmemente contra o trinco enquanto você enrosca a outra maçaneta no eixo.

  6. Certifique-se de que a maçaneta esteja em contato com o trinco, mas não apertado; então, gire a maçaneta levemente para um dos lados ou para o outro para alinhar o parafuso de fixação com qualquer lado liso do eixo. Então, recoloque o parafuso de fixação até que esteja bem apertado.

  7. Teste o funcionamento da maçaneta. Ela deve virar livremente, mas não de forma apertada. Para ajustar a posição da maçaneta, repita o procedimento acima de acordo com a necessidade, virando mais ou menos a maçaneta no eixo.

Dicas

  • Você pode remover as maçanetas numa tranca de passagem, que não possui trancas em nenhum lado da porta. Com uma tranca de entrada, você deve remover a maçaneta interna primeiro.
  • Encaixe a ponta da cheva de fenda na lateral do espaço do parafuso fixo. Se ela for grande demais, você não conseguirá encaixar o parafuso totalmente. Se for muito pequeno, você pode não conseguir a força necessária para apertar.

O que você precisa

  • Chave de fenda ou Chave hexagonal em L
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article