×
Loading ...

Como apertar tomadas elétricas em casa

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Uma tomada de parede que se move ou balança de um lado para o outro quando você conecta ou desconecta um aparelho não deve ser desconsiderada, pois isso pode afrouxar a fiação dela ou até mesmo causar um curto-circuito, criando fagulhas que podem começar um incêndio. Um pouco de manutenção preventiva vale o tempo gasto.

Instruções

Mantenha suas tomadas elétricas apertadas e seguras (electrical outlet image by Mat Hayward from Fotolia.com)
  1. Desligue a energia da tomada que será apertada na caixa de energia. Se não tiver certeza sobre qual disjuntor controla a energia que alimenta essa tomada, peça para que outra pessoa desligue os disjuntores, um por vez, enquanto você segura uma lâmpada conectada à tomada. Quando a lâmpada apagar, o disjuntor correto foi desligado.

    Loading...
  2. Remova o painel frontal da tomada com uma pequena chave de fenda. Remova os parafusos no centro do painel até até que ele saia. Retire-o e deixe os parafusos de lado. A tomada e seus parafusos estarão expostos.

  3. Verifique as conexões da tomada agora que a cobertura foi removida, pois elas podem ter ficado frouxas junto com a tomada. Retire os parafusos no topo e fundo da tomada com uma chave de fenda pequena e remova a tomada da caixa com cuidado. Veja se os fios estão presos à tomada e se estão bem apertados. Se eles se moverem, aperte os parafusos que os mantêm presos.

  4. Ponha a tomada de volta na caixa e aperte os parafusos do topo e do fundo com sua chave de fenda, até que ela esteja bem fixa no local.

  5. Ponha de volta a cobertura da tomada e prenda-a no lugar com os parafusos no centro.

  6. Ligue novamente a energia mudando a posição do disjuntor para "On" (Ligado).

Loading...

Aviso

  • Evite se machucar: não pule o passo fundamental de desligar a energia da tomada antes de começar o trabalho.

O que você precisa

  • Lâmpada
  • Chave de fenda

Referências

Loading ...
Loading ...