Mais
×

Como usar o aperto de mão de Erickson para induzir por interrupção

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A hipnose é um estado mental no qual a mente e o corpo do indivíduo relaxam. Acredita-se que isso deixa o indivíduo aberto a sugestões persuasivas. Apesar da maioria das pessoas associar a hipnose com o esteriótipo do pêndulo com um relógio, existe uma variedade de métodos de hipnose usados por hipnotizadores treinados. Durante shows de entretenimento, o aperto de mão de Erickson é uma maneira satisfatória de colocar um voluntário sob hipnose. O aperto de mão utiliza indução por interrupção, na qual o hipnotizador faz com que o voluntário realize uma atividade rotineira e, então, confunde a mente do mesmo, interrompendo o ato.

Instruções

O voluntário acreditar que receberá um aperto de mão comum, preparando-o para indução ininterrupta (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Aproxime-se do voluntário com um sorriso na face e com a mão direita estendida, como se fosse cumprimentá-lo.

  2. Abaixe sua mão direita no último segundo, e segure o pulso do voluntário com a mão esquerda. Isso irá interromper a rotina e colocar a mente do voluntário em uma corrida para interpretar a situação.

  3. Levante a mão do voluntário até que fique de frente para seu rosto, criando a sensação de ameaça.

  4. Gire a mão do voluntário, de modo que a palma da mão fique virada para ele.

  5. Olhe da mão para seus olhos, com uma expressão facial que implique que falta algo.

  6. Observe seus olhos para ver sinais que a visão dele está ficando embaçada e, então, puxe a mão do voluntário para baixo e grite "Durma!".

  7. Avance e segure o voluntário, pois se você obteve sucesso ele irá ficará vacilante e você não deve deixá-lo cair, para que ele não se machuque.

  8. Diga palavras de conforto ao voluntário, assim que o pegá-lo, dizendo que ele está em um lugar pacífico e que está tudo bem. Você possui apenas uma breve janela de tempo entre a indução por interrupção e até que o cérebro do voluntário processe a situação e comece a agir normalmente, para iniciar o estado de hipnose.

Aviso

  • A indução de hipnose não deve ser praticada em participantes que não queiram, pois isso pode levar a acidentes envolvendo outros indivíduos ou você mesmo. Se a indução não for realizada da maneira apropriada, a pessoa pode responder de maneira agressiva para defender-se.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article