Mais
×

Como fazer apetrechos de espionagem para crianças com objetos de casa

Atualizado em 17 abril, 2017

Crianças gostam de usar a imaginação e, com filmes como Pequenos Espiões e desenhos animados como Três Espiãs Demais, apetrechos de espionagem feitos em casa podem ser usados para jogos ou para dar vazão à criatividade. Com ferramentas e objetos de casa, os pais podem ajudar as crianças a fazer um esconderijo para brinquedos com um livro, um periscópio para olhar nos cantos do quarto e tinta invisível para enviar e decodificar mensagens secretas.

Instruções

    Esconderijo dentro do livro

  1. Encontre um livro antigo de capa dura em que você não tenha mais interesse. Quanto maior e mais grosso o livro, mais coisas você pode esconder dentro dele.

  2. Abra o livro e vire as páginas até percorrer mais ou menos 1/4 delas.

  3. Desenhe um retângulo numa página da direita usando uma caneta piloto ou comum, mas não chegue perto demais do encadernamento do livro, já que cortá-lo vai fazer com que ele desmanche.

  4. Peça para um adulto recortar cada linha com cuidado usando um estilete. Para evitar deixar extremidades irregulares, corte apenas algumas páginas com cada passada da lâmina. Você pode cortar até a última página ou menos para deixar um espaço menor.

  5. Coloque o que você quiser dentro do seu novo esconderijo e coloque-o numa estante. É isso que se chama se esconder à plena vista.

    Periscópio

  1. Corte um quadrado de 5 cm em uma ponta de um tubo de papelão, como aqueles usados para enrolar e enviar pôsteres.

  2. Corte duas frestas diagonais em cada canto do quadrado e vire o tubo de ponta a cabeça, repetindo o corte do quadrado e as frestas diagonais na outra ponta e no lado oposto.

  3. Cole espelhos aos quadrados ao longo do periscópio dentro de cada fresta, com o espelho de cima virado para baixo. Coloque outro pequeno espelho no corte de baixo e use fita de cano ou fita crepe para selar os fundos do tubo, para evitar que entre luz.

  4. Olhe por um lado do tubo e ele refletirá as imagens como um periscópio.

    Tinta invisível

  1. Corte um limão em pedaços triangulares e esprema o suco em um copo.

  2. Escreva sua mensagem secreta em papel reciclado usando suco de limão e um pincel de aplicar maquiagem. Deixe secar.

  3. Entregue sua mensagem secreta e peça para o destinatário segurá-la perto de uma fonte de calor. Se segurá-la perto de uma chama, tenha cuidado para não queimar o papel.

Aviso

  • Quando estiver mexendo com fogo, sempre tenha um adulto por perto e um extintor de incêndio em mãos, para o caso de o papel pegar fogo.
  • Usar um estilete pode ser perigoso e pode levar a machucados. É recomendado que um adulto corte as páginas do livro.

O que você precisa

  • Livro de capa dura
  • Estilete
  • Caneta piloto
  • Limão
  • Papel
  • Tubo de papelão
  • Espelhos pequenos
  • Fita adesiva
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article