Mais
×

Como fazer um apito para atrair patos

Atualizado em 20 julho, 2017

A possibilidade de criar um som chamativo é inestimável para a caça de aves aquáticas. No entanto, comprar um desses instrumentos pode custar caro, além de ser difícil de encontrar um que tenha exatamente o som desejado. Por esta razão, muitos caçadores optam por fazer seu próprio apito para atrair patos. Um projeto como este pode ser gratificante, e permite que os artesãos controlem com precisão as especificações sonoras. Com um torno mecânico e algumas outras ferramentas de madeira, um entusiasta pode criar um instrumento personalizado de qualidade igual ou superior aos disponíveis no mercado.

Instruções

Inserções sonoras removíveis permitem que este apito de atrair patos emita vários sons (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Encontre ou corte um pedaço de madeira de 10 cm de comprimento por 4 cm². Esta peça vai agir como o tambor do apito.

  2. Perfure 1,5 cm de polegada em linha reta no centro do tambor usando uma furadeira de impacto.

  3. Fixe a peça do tambor no torno e o acione. Utilize uma goiva para cortar os cantos e formar uma peça cilíndrica. Após a remoção desses cantos, use outra goiva para cortar a peça na forma desejada. A maioria dos apitos de chamar patos têm uma forma cônica em uma extremidade para formar um bocal. Muitos ainda possuem um entalhe para permitir o uso de um cordão.

  4. Use uma lixa enquanto a peça está no torno para criar uma superfície lisa. Comece com uma lixa 100 e, gradualmente, mude para 600, o que irá criar uma superfície de qualidade.

  5. Remova os mandris e monte o tambor no torno mecânico com uma cavilha, de modo que uma extremidade do cano fique acessível. Rotacione o torno novamente e use goiva e lixa para os detalhes finais. Monte o tambor, desta vez expondo a outra extremidade, e repita o processo.

  6. Corte outro pedaço de madeira medindo 10 centímetros de comprimento, com uma base de 3 cm². Faça um furo de 1,3 cm, que tenha 1,3 cm de profundidade, e, a seguir, abra um buraco de 1 cm em linha reta partindo deste furo. Esta peça servirá para inserir e armazenar os materiais para a criação do som. Crie uma forma cônica, em uma extremidade da peça, que permita seu encaixe no tambor.

  7. Crie uma placa de som, dividindo um tubo de acrílico de 5 cm de comprimento por 1,3 cm de largura. Divida o centro do tubo de modo que 60% de seu diâmetro permaneça. Finalize usando uma lixadeira de cinta. Coloque a placa de som na parte construída para a inserção de materiais.

  8. Corte um pedaço fino de mylar de 5 por 1 cm, cortando dois cantos em ângulos de 45 graus, o que irá agir como um "flauta". Coloque o mylar na parte superior da placa de som, através do compartimento de inserção e corte um pequeno pedaço de cortiça para segurar a flauta na caixa de ressonância e selar o espaço aberto.

Dicas

  • Você precisará ajustar o apito antes, para adequá-lo ao uso. Este processo envolve testar repetidamente o instrumento e cortar a flauta e a placa de som para modificar o tom da chamada.
  • Inserções podem ser compradas em locais especializados, e irão caber no tambor caseiro do seu apito. Muitas lojas de suprimentos para caça também vendem placas de som individuais, caniços e peças de inserção, dando aos artesãos a possibilidade de usar materiais pré-fabricados.

Aviso

  • Sempre utilize as medidas de segurança ao lidar com ferramentas elétricas. Use equipamento de proteção, se necessário.

O que você precisa

  • Torno mecânico
  • Ferramentas de torneamento (incluindo goiva / lixa)
  • Furadeira de impacto
  • Lixadeira de cinta
  • Madeira de lei
  • Tubo de acrílico de meia polegada (1,25 cm)
  • Folha de mylar
  • Cortiça
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article