Por que o apito silencioso para cães pode ser ouvido?

Escrito por john hepworth | Traduzido por lucas vilaça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que o apito silencioso para cães pode ser ouvido?
Apitos silenciosos para cães não são nem um pouco silenciosos (dog image by Michal Tudek from Fotolia.com)

Apitos "silenciosos" para cães não são nem um pouco silenciosos, só são chamados assim porque tocam a uma frequência muito mais alta do que o ouvido humano pode captar. A maioria dos apitos para cães opera a uma frequência entre 16 e 22 khz, enquanto que humanos adultos em geral conseguem ouvir frequências de até 20 khz. Mas como a audição varia muito entre as pessoas, e dependendo da idade, algumas conseguem ouvir os apitos silenciosos, o que pode ser incômodo e até doloroso.

Outras pessoas estão lendo

Como os apitos funcionam

O som produzido pelo apito nasce quando uma corrente de ar é interrompida por uma lâmina estreita (embocadura) que faz com que a corrente normalmente suave de ar vibre em um vórtice turbulento. A frequência produzida é inversamente proporcional ao comprimento do apito (quanto menor o apito, maior a frequência), e em alguns apitos uma pequena esfera é usada para criar um vibrato caótico. Os apitos silenciosos para cães alcançam normalmente frequências entre 16 e 22 khz, e alguns apitos possuem uma alavanca deslizante para variar a frequência, efeito usado às vezes para treinamento de reforço negativo (ao produzir um som doloroso).

Por que o apito silencioso para cães pode ser ouvido?
Apitos menores produzem sons com maiores frequências (whistle image by Andrew Breeden from Fotolia.com)

Utilização no treinamento de cães: reforço positivo

Os apitos silenciosos vem sendo usados no treinamento de cães há mais de 100 anos. Como os cães são capazes de escutar e responder a frequências maiores que humanos, apitos para cães são usados para chamar cães de grandes distâncias sem incomodar as pessoas que podem estar no local. O apito é usado para ganhar a atenção de um cão, e quando ele responde se aproximando do adestrador, é recompensado - reforçando a conexão entre o som do apito e a resposta a esse som.

Por que o apito silencioso para cães pode ser ouvido?
O reforço positivo ajuda no treinamento canino (training-the-dog image by Ivonne Wierink from Fotolia.com)

Usos no treinamento de cães: reforço negativo

Alguns apitos para cães são usados como reforço negativo. Apitos com a frequência ajustável podem ser utilizados pelo adestrador para criar um doloroso som de alta frequência para desencorajar comportamentos negativos, como latidos ou outras ações indesejadas. Há também os apitos eletrônicos, contendo um microfone que capta o latido do cão e automaticamente produz o som incômodo para desencorajar este comportamento. A maioria dos adestradores modernos tenta encorajar o reforço positivo, como a utilização do método do clicker, em frequências que podem ser ouvidas tanto pelo cão quanto pelo adestrador, por esse método ser menos estressante para o cão e mais aprazível para o adestrador e/ou dono.

Por que o apito silencioso para cães pode ser ouvido?
O reforço negativo pode ser estressante (dog image by Mat Hayward from Fotolia.com)

Efeitos dos apitos para cães em humanos

As frequências que as pessoas podem ouvir variam de indivíduo para indivíduo. O que é inaudível para uns pode ser irritante ou simplesmente doer em outros. Nossa audição também varia com a idade por causa de algumas mudanças no ouvido médio, então, via de regra, pessoas mais jovens podem ouvir em frequências maiores do que os adultos. Um apito silencioso para cães que pode ser inaudível para a maioria do adultos maduros também pode ser ouvido por um certo número de pessoas, especialmente as mais novas.

Por que o apito silencioso para cães pode ser ouvido?
Adolescentes podem ouvir em frequências mais altas que adultos (two hip teenagers image by Elke Dennis from Fotolia.com)

Apitos para cães podem machucar seu cachorro

O que um cão pode ouvir varia entre cada ser e também de acordo com a idade e condições de saúde do animal. Apitos para cães podem ser acessórios de treinamento efetivos quando usados consistente e moderadamente, mas o abuso, especialmente em frequências potencialmente dolorosas, podem não só estressar o animal como também causar danos à sua audição. Consulte um veterinário ou um adestrador de confiança antes de embarcar no uso de apitos para treinamento ou disciplinamento. É mais fácil e mais efetivo recompensar o bom comportamento através de reforço positivo do que tentar corrigir ou punir comportamentos indesejados uma vez que eles já tenham sido estabelecidos.

Por que o apito silencioso para cães pode ser ouvido?
Consulte um veterinário ou adestrador antes de usar um apito para cães (the dog image by hupper from Fotolia.com)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível