Aplicações do zinco, cobre, prata, ferro e ouro e de seus principais compostos

Escrito por goody clairenstein | Traduzido por augusto morgante
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aplicações do zinco, cobre, prata, ferro e ouro e de seus principais compostos
Zinco, cobre, prata, ferro e ouro reagem com outros elementos para formar compostos químicos com importantes funções industriais (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Elementos metálicos têm muitas aplicações na indústria, na área de cosméticos, na medicina e outras mais. Essa família de elementos, que inclui zinco, cobre, prata, ferro e ouro, possui um conjunto de características singular, o que os torna especialmente adequados para certas tarefas. Muitos deles têm sido empregados da mesma maneira há milhares de anos. Eles interagem com vários outros elementos para formar compostos químicos - substâncias químicas puras que consistem de dois ou mais elementos, que podem ser divididos para formar seus elementos constitutivos.

Outras pessoas estão lendo

Zinco

O zinco é o primeiro elemento do grupo 12 da tabela periódica. Seu número atômico é 30 e seu símbolo, Zn. O latão, uma liga de cobre e zinco, tem sido usado desde o século 10. Hoje, ele é uma importante liga usada em aparelhos domésticos onde reduzida fricção é necessária (por exemplo, maçanetas e outros utensílios), bem como na produção de instrumentos musicais. Outros importantes compostos de zinco incluem carbonato de zinco e gluconato de zinco, utilizados em suplementos nutricionais (diz-se que evitam o resfriado comum); cloreto de zinco, usado para absorver o odor em desodorantes; piritionato de zinco, em xampus anticaspa; sulfeto de zinco, em tintas luminescentes; e metil zinco ou dimetil zinco em laboratórios de química orgânica.

Cobre

O cobre também é um elemento metálico. Ele possui o número atômico 29 e é utilizado como condutor de calor e de eletricidade na construção civil além de compor várias ligas metálicas. Sais de cobre são alguns dos seus mais importantes compostos, os quais dão coloração azul e verde a materiais como a turquesa, e são frequentemente usados como decoração ou como pigmentos.

Prata

A prata é um elemento químico metálico com número atômico 47 e símbolo atômico Ag (derivado da raiz arg-, da língua indo-europeia, que significa "cinza" ou "reluzente"). A prata é o elemento com a condutividade elétrica mais alta da tabela periódica e, dentre os elementos metálicos, tem maior condutividade térmica. Seus compostos, como o nitrato de prata, são utilizados como desinfetantes em agentes antimicrobianos e em filmes fotográficos.

Ferro

O ferro é o elemento metálico de número atômico 26 cujo símbolo atômico é Fe, oriundo de "ferrum", a palavra latina para ferro. Ele é o quarto elemento mais comumente encontrado no planeta Terra. Compostos de ferro possuem aplicações variadas. O óxido de ferro é utilizado em soldagem e para purificar minérios, pois quando misturado com o alumínio pulverizado pode ser inflamado, causando uma reação termite. Hemoglobina e mioglobina, dois compostos que atuam como proteínas transportadoras de oxigênio em sistemas circulatórios de vertebrados, formam complexos com o ferro, o que lhe confere um importante papel biológico. Compostos de ferro também são necessários para a respiração celular, oxidação e redução em diferentes espécies de fauna e flora.

Ouro

O ouro, com número atômico 79 e símbolo Au (da palavra latina para ouro, "aurum"), é o elemento metálico mais maleável e dúctil, o que significa que ele é o mais macio e moldável dessa família. O ouro é também o elemento metálico menos reativo e possui baixa toxicidade. O ouro e seus compostos têm importante simbolismo financeiro, já que muitas civilizações basearam-se num padrão-ouro para sua moeda corrente. Compostos de ouro são usados na odontologia (para preenchimentos) e na indústria de eletrônicos. O ouro é resistente à corrosão e à maioria das reações químicas e ainda conduz eletricidade, tornando-o um metal excelente para utilização em fiação elétrica e até mesmo na produção de vitrais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível