Aplicar um efeito de relíquia a guitarras tem se tornado mais comum nos últimos anos, à medida que os guitarristas tentam replicar o desgaste visto em instrumentos como a famosa "Blackie" Fender Stratocaster, de Eric Clapton. Muitas produtoras famosas agora fazem instrumentos novos "desgastados pelas viagens", mas com preços salgados para músicos amadores. Aplicar um efeito de relíquia à sua guitarra é uma maneira de conseguir o mesmo aspecto. Embora trabalhar com o braço exija cuidado e atenção, com as ferramentas e o material corretos você pode conseguir um efeito vintage realista.
Instruções
-
Remova as cordas de sua guitarra e deixe-as em uma superfície lisa com o braço apoiado em uma velha toalha enrolada ou algo similar.
-
Lixe o braço inteiro com lixas úmida e seca de grau médio - comece com 1000 e vá até 1500 a 2000. Isso acaba com a uniformidade do acabamento original e o prepara a um aspecto envelhecido.
-
Aplique diluente utilizando um pano macio para a parte de trás do braço. Isso irá descascar a superfície do revestimento nos lugares que ficam mais desgastados. Concentre-se nas áreas próximas ao cabeçote, onde ocorre a maioria dos desgastes de acorde. Mas não se esqueça de ir mais para cima no braço, onde licks de guitarra são tocados. Tente obter um efeito sutil e não muito gritante. Deixe o braço secar completamente.
-
Aplique um pouco de tinta de madeira escura para as áreas descascadas a fim de simular a sujeira acumulada dos dedos suados. Isso dará um visual mais natural. Limpe o excesso de tinta e deixe o braço secar.
-
Borrife o braço com um nitro de âmbar matizado para simular o efeito amarelado gerado pela exposição durante anos às intempéries. Se sua guitarra possui um fingerboard branco, tampe-o para evitar que o nitro caia lá e atrapalhe na hora de tocar. Você pode borrifar um fingerboard de bordo juntamente com o beck e o cabeçote. Quanto mais revestimentos você aplicar, mais escuro o efeito fica, porém, deixe o braço secar entre os revestimentos.
-
Lixe o braço acabado com grau 1500 e depois 2000 usando lixas úmida e seca. Lustre o acabamento usando a furadeira com polimento anexo. Mantenha uma leve e constante pressão sobre o braço, com cuidado para não gastar muito tempo no mesmo lugar caso você crie pontos quentes (pontos marcados).
-
Faça algumas lascas e amassados no braço com com um conjunto de chaves ou um pedaço de corrente. Não exagere porque você não quer afetar o ato de tocar do braço; apenas faça parecer que ele já levou algumas pancadas ao longo dos anos. Depois de ter terminado, você pode colocar as cordas de sua guitarra e deixá-la pronta para a sua próxima apresentação.