×
Loading ...

Como aplicar epóxi em barcos de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Ao contrário de um casco de barco de fibra de vidro, um barco de casco de madeira flexiona com os movimentos do mar, proporcionando um passeio "mais suave". O ponto negativo é que, ao contrário da fibra de vidro, a madeira eventualmente fica saturada com a água e começa a apodrecer. Ao contrário de barcos de madeira, os cascos de fibra de vidro só sofrem desse problema se forem amplamente danificados. Aplicar epóxi sobre cascos de madeira oferece as vantagens de um passeio mais suave característico da madeira, combinado com a resistência a danos causados ​​pela água. As técnicas de aplicação de epóxi sobre madeira são as mesmas, quer você use casco trincado colado, armação e longarina ou armação e construção de painel.

Instruções

Aprenda a aplicar epóxi em seu casco de madeira (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Construa um barco de madeira, aplicando calafetação marinha em todas as juntas. O revestimento de epóxi irá ajudar a evitar o apodrecimento da madeira e os danos causados ​​pela água, mas a calafetagem garante a integridade do casco.

    Loading...
  2. Em uma área bem ventilada, misture o epóxi de acordo com as instruções fornecidas na embalagem. Trabalhar em pequenos lotes evitará que o epóxi endureça antes de você ter a oportunidade de aplicá-lo ao barco.

  3. Comece a selagem da madeira com o epóxi no interior do barco. Vire o barco de lado e use um pincel para aplicar o epóxi nos lugares onde superfícies verticais, como nas laterais, encontram as superfícies horizontais, como o fundo. Em seguida, vede as juntas em que as superfícies verticais, como os lados, encontram a travessa (a parede do fundo do barco) ou em que os lados se encontram um com o outro, na proa (parte da frente do barco).

  4. Permita que o epóxi cure completamente - pelo menos 24 horas - antes de continuar com o projeto para que a madeira absorva o epóxi completamente, mantendo a capacidade de flexão.

  5. Desvire o barco. Misture o epóxi em pequenos lotes como antes, e aplique nas articulações no exterior do barco, bem como no interior: nos locais onde as superfícies verticais encontram as superfícies horizontais e onde as superfícies verticais encontram com outras superfícies verticais, na popa e na proa. Mais uma vez, permita que o epóxi cure completamente antes de prosseguir.

  6. Misture o epóxi e use o pincel para aplicá-lo em todas as superfícies de madeira no interior e no exterior do barco, aplicando um segundo revestimento nas juntas já seladas. Continue a trabalhar com pequenos lotes de epóxi.

  7. Após o epóxi curar completamente - mais uma vez, por pelo menos 24 horas -lixe toda a superfície com uma lixadeira de mão e uma lixa de gramatura 220 para remover calombos e para nivelar a superfície já acabada do casco. Se a aplicação de tinta ou outros revestimentos cosméticos forem desejadas, prepare a superfície de acordo com os requisitos do revestimento e aplique-o.

Loading...

Dicas

  • Use os pincéis mais baratos que você puder encontrar para aplicar o epóxi, e jogue-os fora após o uso.
  • Depois de sua primeira viagem em seu novo barco, verifique as condições do epóxi. Retoque as áreas problemáticas conforme a necessidade, lixe e repinte-as.

Aviso

  • Trabalhe com epóxi em uma área bem ventilada e observe todas as precauções recomendadas, tanto para o epóxi como para qualquer outro acabamento que você deseje aplicar ao barco.

O que você precisa

  • Calafetação marinha
  • Epóxi marinho
  • Pincéis
  • Lixadeira de madeira
  • Lixa de gramatura 220

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...