×
Loading ...

Como aplicar folha de ouro em uma pintura

Atualizado em 19 julho, 2017

Ao aplicar folha de ouro em uma pintura, você cria toques sutis que enriquecem o seu trabalho artístico. Esses toques brilhantes não podem ser criados com tinta ou técnicas tradicionais por conta própria. Seguindo os passos abaixo, você aprenderá a aplicar a folha de ouro líquida ou em papel em qualquer pintura.

Instruções

Faça uma obra de arte (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

    Aplicando a folha de ouro líquida

  1. Remova o pó e outros resíduos da superfície da tela com um pano limpo e seco.

    Loading...
  2. Aplique a folha de ouro líquida em uma pintura com uma escova de cerdas naturais para obter melhores resultados. Comece com pequenas áreas da pintura.

  3. Afaste-se da pintura a uma distância de 3 m a 4,5 m para obter uma visão geral do quadro. Uma aplicação pode ser considerada pequena de perto e exagerada de longe, e vice-versa. Adicione mais folha de ouro, se desejar.

  4. Deixe secar completamente e aplique um selante ou esmalte na pintura. Isso evitará que ela se desvaneça e fixará a folha de ouro no lugar. Coloque a sua pintura em uma moldura, se desejar.

    Aplicação da folha de ouro tradicional ou em papel

  1. Remova o pó e outros resíduos da superfície da tela com um pano limpo e seco.

  2. Coloque a pintura sobre uma superfície plana. Isso impedirá que a folha adesiva de ouro se mova do lugar durante a aplicação.

  3. Aplique uma fina camada de folha de ouro adesiva na área desejada. Se a pintura for grande, você poderá aplicá-la em seções, em vez de uma só vez.

  4. Deixe a folha de ouro adesiva secar de 10 a 15 minutos antes da aplicação. O adesivo deverá ser aderente, para que a folha de ouro possa aderir à pintura.

  5. Pegue a folha de ouro gentilmente e aplique-a à pintura usando uma vara de laranja ou outro aplicador. Separe cuidadosamente a folha do papel, pois ela rasga facilmente. Após cobrir uma área, passe para a próxima seção. Não sobreponha áreas muito grandes, apenas as pequenas.

  6. Depois que a folha de ouro for aplicada à pintura, utilize um pequeno pincel de cerdas naturais e pincele cuidadosamente as áreas aplicadas para remover o excesso. Não use qualquer tipo de pressão, caso contrário a folha de ouro será completamente removida ou se moverá para um local indesejado.

  7. Repita os passos de dois a cinco dessa seção se for necessária uma aplicação adicional.

  8. Deixe secar completamente e aplique um selante ou esmalte na pintura. Isso evitará que ela se desvaneça e fixará a folha de ouro no lugar. Coloque a sua pintura em uma moldura, se desejar.

Loading...

Dicas

  • Ao aplicar a folha de ouro adesiva, use apenas uma pequena quantidade, já que ela poderá escorrer, dependendo da posição da pintura.
  • Comece a aplicar a folha de ouro em pequenas seções. É mais fácil adicioná-la a uma pintura do que removê-la.
Loading ...
Loading ...