Como aplicar gesso em telas para pintura a óleo

Escrito por terry mulligan | Traduzido por letícia melo
Como aplicar gesso em telas para pintura a óleo
Uma pintura a óleo com uma subcamada adequada pode proporcionar uma textura adicional e despertar interesse (Abstract Oil Painting image by Shannon Workman from Fotolia.com)

O selador transparente usado como uma subcamada em pinturas a óleo é o gesso. Ele está disponível como gesso acrílico ou pode ser preparado seguindo as tradições antigas. Embora alguns artistas argumentem que o gesso acrílico moderno não resiste ao tempo e só o gesso tradicional é apropriado para a pintura a óleo, o acrílico pode ser usado tanto para pinturas a óleo quanto as de tinta acrílica, sendo fácies de encontrar. Esse guia ensinará a aplicar o gesso acrílico transparente como uma subcamada de preparação para pintura a óleo, servindo como selante da tela e fornecendo uma textura adicional.

Instruções

    Aplique a subcamada transparente na tela

  1. 1

    Verifique se a tela está limpa, seca e sem poeira ou detritos, antes de começar a aplicar o gesso transparente.

  2. 2

    Molhe o pincel diretamente no recipiente do gesso líquido. O ideal é não diluir o gesso, a menos que o fabricante forneça instruções para isso.

    Como aplicar gesso em telas para pintura a óleo
    Use um pincel barato, para que você possa descartá-lo depois de aplicar a subcamada (backpinsel image by Yvonne Baumann from Fotolia.com)
  3. 3

    Aplique o gesso sobre a tela com pinceladas curtas, aleatórias e em diferentes direções, a fim de entrar em contato com a textura da tela e assim criar uma textura adicional.

  4. 4

    Cubra toda a superfície da tela com o gesso e tome cuidado para não deixar nenhuma área descoberta. Vire a tela em ângulos diferentes, para a luz do ambiente revelar se há lugares sem gesso, garantindo uma subcamada perfeita.

Dicas & Advertências

  • O gesso acrílico moderno pode ser comprado em diferentes consistências; os produtos mais grossos proporcionam mais textura à subcamada.
  • Há receitas tradicionais de gesso disponíveis para serem feitas como os artistas de antigamente.
  • Trabalhe rapidamente, pois o gesso é grosso e seca rapidamente.
  • Aplicar o produto em camadas finas selará a tela e proporcionará uma superfície mais rígida. Uma camada muito grossa tende a rachar, com o envelhecimento da pintura.
  • Como o gesso é espesso e pegajoso, não é fácil de limpar. Além disso, use um pincel barato, que pode ser descartado depois de ter preparado a tela.

O que você precisa?

  • Tela para pintura
  • Gesso arílico transparente
  • Pincel de 2,5 cm

Lista completaMinimizar