×
Loading ...

Como aplicar pátina a molduras

Atualizado em 21 novembro, 2016

A pátina se refere ao aspecto velho que um objeto adquire com o tempo. Pode se tratar de um aspecto manchado em metais, como o bronze, ou brilho em objetos de madeira. Você pode dar a qualquer moldura um aspecto vintage aplicando um acabamento de pátina nela. Adquira kits de pátina com todos os materiais inclusos e em muitas cores diferentes, como cobre, ouro ou verde e azul. No entanto, certifique-se de escolher um acabamento metálico em pátina para cobrir uma moldura metálica, ou um acabamento de pátina para madeira em uma moldura de madeira.

Instruções

Aplique pátina em qualquer moldura (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Aplicar prime à moldura

  1. Limpe a moldura com um pano úmido e deixe secar. Use primer para cobrir a moldura. Uma solução de pátina pode se aderir bem a uma moldura de madeira; porém, é essencialmente útil se você estiver cobrindo uma moldura de metal. Pode ser necessário usar primer especial para metal galvanizado ou alumínio. Aplique uma camada do material e deixe secar completamente por aproximadamente um ou dois dias.

    Loading...
  2. Siga as instruções do kit de transformação. Isso normalmente envolve sacudir ou mexer o produto antes de aplicá-lo à moldura. Isso assegura que quaisquer partículas metálicas estarão bem distribuídas. Se a moldura for valiosa, teste em uma área pequena antes de aplicar a solução na moldura inteira. Se você não gostar do efeito com um pincel, use um pano ou esponja para aplicá-la.

  3. Despeje uma quantidade pequena de acabamento em um recipiente descartável e use a solução. Evite mergulhar o pincel diretamente no recipiente e nunca coloque a solução que sobrar de novo nele. A solução para pátina pode ficar contaminada ou oxidar no recipiente.

  4. Aplique uma camada de protetor de superfícies de metal se a moldura for metálica. Deixe secar completamente antes de aplicar uma camada de solução para pátina. Aplique a solução em uma moldura de madeira usando um pincel de espuma. Certifique-se de chegar em todos os recantos e brechas de uma moldura elaborada. Aplique uma camada mais pesada para um acabamento mais escuro, ou aplique uma camada mais leve e prossiga com uma segunda camada para um acabamento mais claro.

  5. Deixe secar completamente por aproximadamente três dias antes de aplicar um selador transparente. Uma camada de selador evitará que o acabamento descame ou lasque ao ser exposto à pele, água ou roupa. Qualquer primer acrílico de alta qualidade ou selador à base de solvente servirá. Evite usar um selador à base de uretanos, pois os ácidos e sais na solução podem comê-los.

Loading...

Dicas

  • Para uma moldura muito grande, considere o uso de tinta em spray para criar a pátina. Pulverize em uma área bem ventilada e use luvas e proteção ocular. Experimente com diferentes efeitos usando aplicadores diferentes, como esponjas, panos e pincéis.

Aviso

  • As soluções de pátina podem ser altamente corrosivas, portanto é melhor usar pincéis econômicos de espuma ao invés de modelos de cerdas mais caros.

O que você precisa

  • Kit para pátina
  • Pincel de espuma
  • Recipiente descartável

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...