Como fazer um aplicativo para iPad com o InDesign CS5

Escrito por david weedmark Google | Traduzido por ellen zanelato
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer um aplicativo para iPad com o InDesign CS5
iPad (Comstock/Comstock/Getty Images)

Se você possui o Adobe InDesign CS5, você pode criar os seus próprios aplicativos para iPad e torná-los disponíveis na internet. Conhecidos como aplicativos Web, você pode fazê-los gratuitamente, sem ter que aprender programação de software. Os usuários podem acessar seu aplicativo usando o Safari, o navegador da web do iPad, e podem salvá-lo em sua tela principal para utilizá-lo offline. Se você quer incluir animações ao seu aplicativo, a Adobe possui um programa gratuito que converterá qualquer animação FLA criada no InDesign para um arquivo HTML.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Criando um aplicativo web

  1. 1

    Execute o Illustrator e crie um novo documento pressionando “Ctrl" e "N” no teclado. Selecione "Web" no menu da internet. Clique no ícone "Retrato" e então digite “1024” no campo altura e “768” no campo largura.

  2. 2

    Crie a página inicial do seu aplicativo no InDesign, incluindo quaisquer imagens, textos ou botões.

  3. 3

    Crie uma nova pasta para o seu aplicativo de iPad. Selecione "Exportar para" no menu Arquivo e então selecione “Dreamweaver". Isso salva o arquivo em formato HTML. As sub-pastas adicionais com os arquivos de suporte, como imagens, serão salvas na sua pasta de aplicativo iPad.

  4. 4

    Crie páginas adicionais para o aplicativo como desejar. Inclua links em cada página para permitir que o usuário navegue de uma página para outra. Os links podem ser adicionados ao texto, imagens ou botões usando o painel de Hyperlinks.

    Convertendo animações para HTML5

  1. 1

    Vá para labs.adobe.com e clique em “Downloads". Selecione o aplicativo Wallaby Adobe Flash para HTML. Faça o download e instale-o no seu computador como especificado nas instruções em tela.

  2. 2

    Abra seu projeto de animação criado no Adobe Illustrator. Selecione "Exportar" a partir do menu Arquivo. Clique no menu "Formato", selecione “Flash CS5 Professional (FLA)” e clique em "Salvar".

  3. 3

    Execute o aplicativo Wallaby, navegue até o arquivo FLA e clique em "Converter". Selecione a pasta de aplicativo do iPad e dê ao arquivo da animação um nome único, como “animação.html". Esse processo criará arquivos múltiplos baseados no mesmo nome com extensões diferentes, como “animação.css”, “animação.js” etc. Clique em "Salvar".

  4. 4

    Abra o arquivo CSS em um editor de texto ou programa de Web design como o Dreamweaver. Procure pela palavra “infinite” e substitua todas as ocorrências pelo número "1", para que a animação seja executada uma vez ao invés de ficar rodando continuadamente.

  5. 5

    Abra a página que usa a animação no InDesign. Arraste a ferramenta "moldura retangular" pela página. Clique no painel "Criador de sobreposição", selecione "Contato Web" e então selecione o arquivo HTML da animação que você criou no Passo 3. Use as opções disponíveis no painel do Criador de sobreposição para configurar um atraso de reprodução, plano de fundo transparente ou interação com o usuário como desejada.

  1. 1

    Faça o download e instale o navegador de web Safari do site apple.com/safari. Este é o navegador nativo no iPad. Ele pode ser configurado para se comportar como se estivesse no iPad.

  2. 2

    Execute o Safari. Clique no menu "Arquivo", selecione "Preferências" e então clique em "Avançado". Selecione a opção "Mostrar menu Desenvolver na barra de menus".

  3. 3

    Clique no menu "Desenvolver", selecione "Agente de usuário" e clique em "Outro". Uma caixa de diálogo se abrirá. Substitua o conteúdo da caixa de diálogo por “Mozilla/5.0 (iPad; U; CPU OS 3_2 like Mac OS X; en-us) AppleWebKit/531.21.10 (KHTML, like Gecko) Version/4.0.4 Mobile/7B334b Safari/531.21.10” para simular o navegador em um iPad.

  4. 4

    Abra cada uma das suas páginas HTML com o Safari. Quando você estiver satisfeito com os resultados, faça o upload da pasta do aplicativo para iPad para um servidor da Web. Teste o aplicativo web usando um iPad.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível