on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Aplicativos de celular para quem gosta de viajar

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Introdução

Viajar para uma cidade ou país diferente é sempre uma aventura, uma oportunidade de conhecer o mundo e abrir nossa mente. Para uma jornada dessas dar certo, precisamos lidar com vários tipos de informações como alojamento, língua estrangeira, estado de voo, mapas e comunicação. Evite qualquer tipo de transtorno ou dor de cabeça estando atento a muitos detalhes. Felizmente, existem aplicativos de celular que nos ajudam nessa hora. Conheça os melhores programas para quem gosta de viajar!

Michael Blann/Photodisc/Getty Images

Foursquare

Dar check-ins nos lugares que você visita e juntar pontos a cada semana são apenas duas coisas possíveis de fazer com o Foursquare. Porém esse aplicativo de geolocalização pode ser muito mais útil para quem está viajando ou visitando uma cidade desconhecida. Com ele, você fica sabendo quais os melhores lugares para comer e também encontrar os pontos turísticos mais próximos. É possível refinar sua busca de acordo com o tipo de comércio que procura. Digite "café", por exemplo, e o Foursquare mostrará uma lista e um mapa com as melhores opções da região. Disponível para iOS e sistema Android.

Aidon/Photodisc/Getty Images

WhatsApp

Esse aplicativo de troca de mensagens, que com pouco tempo de existência se tornou o mais popular entre os donos de celulares com acesso à internet, é uma verdadeira mão na roda para os viajantes. O melhor do WhatsApp é que ele pode funcionar sem estar conectado à rede telefônica. Essa vantagem permite evitar altas e abusivas taxas de roaming, que são cobradas quando você está fora do seu estado ou país. Com esse aplicativo, você se comunica com quem quiser, desde que essa outra pessoa também tenha o programa instalado, e não tem surpresas com a conta do celular. Disponível para iOS e sistema Android.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

AllSubway

Quem viaja para grandes cidades fora do Brasil sempre acaba se confundindo na hora de se locomover e pegar o metrô. O AllSubway é perfeito para que os viajantes transitem rapidamente, sem perder tempo tentando entender como funciona o sistema de transporte de grandes metrópoles mundiais. Com esse aplicativo, você tem acesso a mais de 160 mapas de metrôs em todo o mundo: Europa, América do Norte, América do Sul, Oceania, Ásia e África. O melhor de tudo é que você pode baixar o mapa e depois usá-lo mesmo se o smartphone não estiver conectado à internet ou à rede telefônica. Disponível somente para iOS.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Google Translate

Amigo fiel de todo mundo que vai para o exterior, o Google Translate pode ser útil em uma viagem de inúmeras maneiras. Mesmo estudando línguas estrangeiras, às vezes nos faltam palavras para algumas situações inesperadas. Você se perdeu no meio de uma cidade da Turquia e não sabe como pedir um táxi? Coloque o que você quer dizem em português no aplicativo que o programa traduz. Ter esse aplicativo pode ajudar a não errar na hora de fazer um pedido em um restaurante ou até mesmo a ser bem tratado por um garçom em uma cafeteria no interior da França. Disponível para iOS e sistema Android.

Goodshoot/Goodshoot/Getty Images

XE Converter

É sempre uma complicação lidar com dinheiro quando viajamos para o exterior. Moedas, como dólar, euro, peso, real e libra, têm cotações totalmente diferentes entre si, o que complica bastante na hora de fazer compras. Às vezes, é difícil saber se a compra de uma roupa em outra moeda está sendo vantajosa ou não em reais quando não possuímos uma calculadora na mão. Com o aplicativo XE Converter, você rapidamente converte um valor de uma moeda para a outra com as cotações sempre atualizadas, evitando entrar no prejuízo. Disponível tanto para Android como para iOS.

Siri Stafford/Lifesize/Getty Images

AirBnb

Cada vez mais conhecido em todo o mundo, o AirBnb é um aplicativo para quem curte viajar por diversos países, mas não esquece de economizar. Com ele, você tem à disposição no seu celular pessoas do mundo todo que colocam suas próprias casas como meio de hospedagem. Existem usuários que disponibilizam residências inteiras e outros que alugam somente quartos. Como o AirBnb também é uma rede social, você pode ver fotos e todo os depoimentos de outros viajantes que se hospedaram nas casas, ajudando assim a ter uma ideia de como será seu futuro anfitrião. Disponível para Android e iOS.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

CityMaps2Go

Conseguir se localizar em uma cidade diferente que usa placas de orientação em outra língua pode ser uma das tarefas mais difíceis de uma viagem. Quem visita vários lugares também ainda precisa se preocupar em juntar mapas desses locais. O aplicativo CityMaps2Go é perfeito para esse tipo de situação, pois disponibiliza mapas dos destinos mais conhecidos do mundo no seu celular. Escolha o país, a cidade e pronto: o mapa estará na sua mão. O melhor é que você pode fazer o download do mapa e depois usá-lo no seu celular, mesmo se ele não estiver conectado à internet ou à rede telefônica. Disponível para iOS.

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Flight Track

Viajar de avião é algo comum entre os brasileiros que estão "invadindo" os aeroportos. Quem viaja dentro do País ou para o exterior precisa sempre checar se seu voo está no horário ou não foi cancelado, mas nem sempre essa informação está facilmente disponível para os passageiros. O aplicativo Flight Track é extremamente útil pois mostra as situações de voos em todo mundo. Basta acessar seu smartphone, escolher o aeroporto de origem e o de destino para ver uma lista do estado de cada um desses voos. Perfeito para evitar estresse nos aeroportos. Disponível para iOS.