Mais
×

Aplicativos gratuitos para celular que facilitam a sua vida

Sean Gallup/Getty Images News/Getty Images

Introdução

Efetuar chamadas e enviar ou responder mensagens de texto foram durante muito tempo as principais funções de um celular na vida das pessoas. Hoje, não mais. Desde que os smartphones se tornaram populares, quem utiliza o celular apenas para essas atividades está subutilizando o aparelho. Para explorar ao máximo seu smartphone, você pode baixar aplicativos - softwares com as funções mais variadas possíveis (acessar redes sociais, controlar finanças, confirmar horário de voos nos aeroportos, fazer reservas em restaurantes e por aí vai). Para iPhone ou Android, veja a seguir, alguns aplicativos gratuitos que vão facilitar a sua vida.

Peter Macdiarmid/Getty Images News/Getty Images

Qual é a música?

SoundHound – A cena é comum: você tenta lembrar o nome daquela música que tocou na balada, mas o nome emperra e não sai. Mas, afinal, como você vai conseguir encontrá-la depois? Você não precisa mais esperar para tentar achá-la na internet. Hoje, há uma variedade de aplicativos que ajudam a encontrar músicas e você pode fazê-lo enquanto ela toca, não importa onde for. O SoundHound é uma boa dica para isso. Disponível para Android e iPhone, basta iniciar o aplicativo, deixá-lo ouvir a faixa por alguns segundos e ele lhe fornecerá toda informação sobre a música.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Na hora certa

Voos Online – Quem precisa viajar de avião constantemente sabe o quanto é complicado ficar refém dos horários dos aeroportos. Com o aplicativo Voos Online da Infraero, disponível para iPhone e Android, controlar os horários de chegada e saída dos voos nos principais aeroportos do País é tarefa simples. Basta iniciar o aplicativo, escolher um aeroporto de sua preferência e, "voilà", o aplicativo lista todos os voos recentes. O "app" apresenta a situação atualizada dos principais aeroportos brasileiros, bem como de todas as linhas aéreas do País.

Photodisc/Photodisc/Getty Images

Suas contas sob controle

Checkbook HD Free – Controlar as finanças é uma das pedras no sapato da maioria dos brasileiros. Alguns rabiscam na agenda uma lista de prioridades financeiras, lançamentos na conta poupança ou demais temas financeiros; outros, criam planilhas no Office Excel; já os mais modernos aderiram aos aplicativos de celular. Um deles, o mais completo, é o Checkbook HD Free. É gratuito e permite que o usuário controle todos os seus registros financeiros de modo inteligente e prático. Disponível para iPhone, o aplicativo possibilita agendar transações, adicionar a renda e os gastos e programar as operações em atraso.

Digital Vision./Digital Vision/Getty Images

Ligação e SMS gratuitos

Viber – Pouco conhecido, mas muito eficiente. Assim pode ser definido o Viber, aplicativo para iPhone e Android que vem estremecendo as bases do concorrente, Skype. No Brasil, ele é pouco conhecido entre os usuários dos dois sistemas para smartphones, mas, nos Estados Unidos, tem grande popularidade. Ele permite, por exemplo, fazer chamadas e enviar mensagens de texto 100% gratuitas para outros usuários Viber. Basta ter acesso a internet 3G ou Wi-Fi. A qualidade do áudio é excelente; o mesmo pode-se dizer das mensagens de texto.

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Combustível mais barato

Apontador Postos – Costumam confundir esse aplicativo para iPhone e Android como um mapa com os principais postos de combustível. Mas ele não é apenas isso. O "Apontador Posto" mostra onde há os principais postos de gasolina com combustível promocional. É isso aí: pagar menos para encher o tanque do seu carro pode ser uma realidade graças a este "app". Ele lista detalhes do posto, como endereço, o preço em cada bomba e a distância do cliente até ele. Se você não souber como chegar até ele, fique tranquilo, o aplicativo vem com GPS incluído.

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Economia no supermercado

iList Touch – Até pouco tempo atrás, era comum fazer compras no supermercado levando a tira colo um papel constando a lista do que precisa ser levado. Hoje, a lista e a calculadora se resumiu a um iPhone. Basta fazer o download do aplicativo iList Touch. O “app” permite ao usuário montar e organizar sua lista de compras. No caso de esquecer de montar uma, o iList Touch dispõe de um arquivo com 600 produtos já cadastrados e com estimativa de preços para cada um. Perder o controle dos gastos na hora das compras é assunto do passado.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Por dentro de outros idiomas

iTranslate – Para quem está de malas prontas para uma viagem internacional e não entende nada do idioma estrangeiro, o aplicativo para iPhone iTranslate é um bom auxílio. O aplicativo está disponível para download gratuito no iTunes. Além do tradicional inglês para português, ele traduz palavras e expressões em mais de 50 idiomas. Para se ter ideia do poder de tradução do “app”, na lista entram o chinês, o árabe, o complicadíssimo alemão e até mesmo o grego. Além de palavras faladas, o aplicativo traduz textos enviados por e-mail.

Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images

Chamada de vídeo gratuita

Skype – O Skype é hoje um dos programas gratuitos mais populares do mundo. Pudera, nele as chamadas de vídeo são gratuitas. Não bastasse esse sucesso no mundo dos computadores, o programa ganhou formato de aplicativo. Com as mesmas funções da versão para computador, o "app" está disponível para iPhone e Android. Com ele, é possível realizar chamadas de vídeo para outros dispositivos móveis, bastando dispor de acesso à internet 3G ou Wi-Fi. O som é excelente e a interface possibilita uma ótima visualização do vídeo.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Reserva de última hora

Grubster – É aniversário da sua namorada ou namorado, você pensou em comemorar a data num bom restaurante, mas acabou esquecendo da marcar a reserva? Não se preocupe. Se você tiver um iPhone, seus problemas estão quase solucionados. Basta baixar o aplicativo Grubster. Ele permite que você faça uma reserva de última hora naquele restaurante que ele/ela adora e ter uma celebração à altura da data comemorada.