Aplique a Comunicação Formal e Informal de Negócios na sua empresa

Escrito por christina callaway | Traduzido por joan diaz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aplique a Comunicação Formal e Informal de Negócios na sua empresa
A comunicação formal e informal de negócios é dinâmica (communication arrows image by Attila Toro from Fotolia.com)

Organizações rentáveis dependem de padrões de comunicação formal e informal. A comunicação formal provê meios para resultados produtivos. Já as interações informais permitem a formação de relações autênticas e de métodos alternativos de criar um sentido na organização. Ambos ajudam um ao outro e podem melhorar a companhia quando aplicados efetivamente. Também podem ser planejados, mas a conversa informal normalmente é mais espontânea.

Outras pessoas estão lendo

Propósito da Comunicação Formal

Comunicação Formal de Negócios é uma troca estratégica de informação que apoia uma certa ordem. Essa informação é tradicionalmente conhecida como método de comunicação interna, mas pode incluir interações estruturadas com pessoas e entidades fora da companhia.

A Comunicação Formal também pode levar a interações informais. Por exemplo, um gerente pode agendar uma turnê ou encontro no escritório onde um fluxo livre de comentários sobre os tópicos de discussão é encorajado. Porém, estes podem levar a interações pessoais, histórias e ideias que não estavam planejadas.

Tipos de Comunicação Formal

As organizações podem se comunicar com os seus empregados através de comunicação verbal ou escrita. Os gerentes podem usar ferramentas escritas de maneira formal, como emails, postagens de blogs, matérias de orientação de treinamentos ou boletins informativos. Discursos, encontros e conferências marcadas também são exemplos de interações verbais como estratégia para a comunicação formal. Essa pode incluir a colocação estratégica de avisos de escritório, análises de empregados e colaborações com organizações sem fins lucrativos. Notícias breves e encontros executivos também são modos criativos de melhorar relacionamentos de negócios através da comunicação formal.

Aplique a Comunicação Formal e Informal de Negócios na sua empresa
Comunicação formal mantém os valores de uma companhia (meeting room image by Oleg Kulakov from Fotolia.com)

Propósito da Comunicação Informal

Interações espontâneas abrem um leque de informações compartilhadas através de redes de comunicação informal. Comunicação Informal de Negócios deve complementar as redes formais existentes. Relações autênticas e lucrativas se solidificam dessa maneira. Às vezes, a atmosfera informal pode resultar em distribuição casual e desregulada de informação. Por esse motivo, todos os empregados devem tomar bastante cuidado sobre compartilhar informações mais delicadas ao se comunicar informalmente. Apesar de que a comunicação por escrito também pode ser informal, deve ser usada de forma apropriada, afim de evitar problemas legais e éticos.

Tipos de Comunicação Informal

Comunicação Verbal Informal pode ser aplicada durante a pausa para o almoço, interações nos corredores e durante telefonemas. Comunicadores de negócios mais criativos podem deliberadamente incluir notas escritas à mão, mensagens de texto e lembretes de aniversário para construir "rapport" com seus colegas de trabalho.

Dinâmica da Comunicação Corporativa

A informação pode ser enviada da administração ao empregado ou vice-versa. As companhias que são fundadas principalmente em redes formais raramente se desviam das regras e protocolos. Por outro lado, culturas corporativas mais informais encorajam a espontaneidade e redes mais casuais. Sem levar em consideração a cultura da empresa, as organizações crescem através de um equilíbrio estratégico entre as redes formais e informais. Organizações se beneficiam ao estabelecer uma comunicação aberta que inclui os comentários de ambos gerentes e empregados.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível