Mais
×

Apodrecimento das raízes de orquídeas

Excesso de rega é um dos erros mais comuns cometidos pelos produtores de orquídeas. De acordo com GardeningKnowHow.com, muita água pode causar proliferação de bactérias e sufocar as raízes pela falta de oxigênio.

Exemplo de orquídea (Image by Flickr.com, courtesy of Steve Evans)

Descrição

Orquídeas que sofrem de podridão radicular podem parecer estar sub-regadas. A doença pode inicialmente fazer com que a orquídea fique murcha ou seca. Apodrecimento avançado pode mudar a cor das folhas para um tom amarelado.

Alguns cuidados são necessários para manter as orquídeas saudáveis (Image by Flickr.com, courtesy of Jose Roberto V. Moraes)

Causa

Podridão radicular ocorre quando muita água se junta ao redor das raízes da orquídea. Excesso de rega e má drenagem do solo são as duas causas mais frequentes.

Orquídea amarela (Image by Flickr.com, courtesy of DavetheGrey)

Identificação

Com cuidado, retire a orquídea do vaso e examine as raízes. Raízes de orquídeas normais são firmes; raízes moles indicam podridão radicular.

Solução

Corte as raízes ruins e enxague com água. Certifique-se de remover qualquer parte que estiver decomposta. Replante em um novo recipiente limpo e com casca para orquídeas frescas. WickfordOrchids.com sugere replantar a orquídea em um vaso menor e evitar água por alguns dias, até que as raízes tenham chance de se recuperar.

Cuidados normais

Nunca plante orquídeas em substrato tradicional; em vez disso, compre casca para orquídeas, o que permite uma melhor drenagem. Deixe as orquídeas passarem por períodos de seca entre as regas. Coloque-as perto de janelas voltadas o sul ou para o leste para terem abundância de luz (Better Homes & Gardens).

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article