Mais
×

Como apoiar pessoas que estão fazendo quimioterapia

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Pacientes passando por quimioterapia geralmente precisam de apoio durante o processo. Seu apoio a alguém passando por esse tratamento pode ajudá-lo a lidar com o estresse físico e mental, associado com o câncer e suas consequências. Siga esses passos para dar uma mão.

Instruções

Apoie alguém que esteja fazendo quimioterapia
  1. Ofereça apoio prático fazendo coisas como levar o paciente às sessões de quimioterapia, acompanhá-lo nas consultas médicas, cozinhar, tomar conta dos animais de estimação e regar as plantas.

  2. Dê uma olhada no paciente. Muitas vezes as pessoas em tratamento de quimioterapia se sentem cansadas e oprimidas e podem não ter a energia para pedir a ajuda específica que necessitam. Não assuma que se você perguntou a um paciente uma vez, ele não precisará de ajuda mais tarde.

  3. Saiba o seu papel. A maioria das pessoas passando por quimioterapia recorrem primeiro à família e aos amigos para apoio. No entanto, podem haver algumas coisas sobre as quais os pacientes não se sentem confortáveis discutindo com seus entes queridos, e eles podem se sentirem mais à vontade falando com outros sobreviventes do câncer. Permita a seu amado a liberdade de procurar fontes adicionais de apoio.

  4. Esteja ciente de que cuidar de alguém que esteja fazendo quimioterapia pode consumir muito tempo e ser cansativo. Organize sua agenda e ajuste seu estilo de vida, para que você tenha um tempo adequado para descansar e cuidar de si, assim como para cuidar da pessoa com câncer.

  5. Brinque. Pacientes de quimioterapia geralmente se beneficiam de formas moderadas e divertidas de exercícios, de entretenimento como filmes engraçados e de atividades interessantes e atrativas.

  6. Ouça. A forma mais importante de apoio que você pode oferecer é sua disposição para ouvir sem julgar.

  7. Apoie seu amigo perguntando ao médico dele questões que possam ser difíceis para ele articular. Se você sabe que seu amigo tem certas preocupações sobre a quimioterapia que não estão sendo expressadas, você pode querer trazê-las a tona discretamente com o médico. Tome cuidado para não constranger seu amigo quando fizer isso.

  8. Esteja ciente de que pessoas passando por quimioterapia de vez em quando se tornam clinicamente deprimidas. Fale com o médico do paciente ou peça um encaminhamento para um aconselhamento profissional, se você tiver preocupações sobre o estado psicológico do paciente.

Aviso

  • Cuide da sua saúde mental. Apoiar alguém que está lutando contra o câncer fazendo quimioterapia pode ser cansativo. Para se sentir menos sozinho na sua luta, junte-se a um grupo de apoio para familiares que estão passando pela mesma experiência.

O que você precisa

  • Computador com acesso à Internet
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article