Aprenda a calibrar as rodas do seu longboard

Escrito por rona aquino | Traduzido por nara pinilla
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aprenda a calibrar as rodas do seu longboard
Muitos skatistas utilizam o longboard como meio de transporte. (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

O longboard é um tipo de skate que possui um comprimento maior que o do skate padrão. Aumente a qualidade e durabilidade do seu longboard, calibrando-o corretamente. Como o shape do longboard é maior e mais longo do que o de outros modelos de skate, ele é mais estável e confortável para os skatistas.

Outras pessoas estão lendo

Longboard

Existem diferentes tipos e estilos de longboard, que podem ser utilizados em diversas modalidades, como: transporte, slalom (descida de ladeira em zigue-zague),downhill (descida de ladeira), cruisers (skates que usam rodas macias e cujo o shape tendem a ser de tamanho médio para grande, com a lateral larga) e o híbrido. Escolha um modelo que se adeque as suas necessidades e que tenha um período de calibragem menor. Os chamados transportation boards são o tipo de longboard mais comum, sendo utilizados para transporte. Em geral, ele possuem entre 99 cm a 142 cm. Flexíveis e confortáveis, eles são projetados para serem fáceis de andar, e requerem pouca calibragem. O Slalom longboard é rápido e possui entre 63,5 cm e 89 cm de comprimento. Eles são mais utilizados por skatistas profissionais e tem extremidades estreitas para curvas mais fechadas. O slalom tem uma zona de contato maior e pode precisar de um período de adequação mais longo para que seja possível realizar manobras e curvas mais fechadas.

Aprenda a calibrar as rodas do seu longboard
Escolha um modelo de longboard que se adeque as suas necessidades (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Deslizando

O sliding, também chamado de slading breaking, é uma modalidade de descida de ladeira com o longboard. Para realizar o slading, o skatista precisa girar rapidamente os lados do shape em uma descida para frear ou parar. Essa manobra pode ser realizada tanto na parte da frente do longboard (frontside) como na de trás (backside). As rodas do skate não foram projetadas com esse objetivo e precisam de um período de rodagem. Para isso, é preciso que você teha utilizado seu skate por 8 ou 10km apenas andando ou saltando, mas sem deslizar por ladeiras. Apenas ande de forma rápida para desgastar a camada oleosa que cobre a roda. Realizar um sliding sem que haja um desgaste anterior pode causar avarias em seu skate. Uma vez que suas rodas estejam desgastadas e com textura superficial adequada, comece a descer ladeiras "cavando" e faça também paradas em alta velocidade. É natural que as rodas fiquem um pouco instáveis no começo, mas elas irão ficar mais macias na medida em que as bordas externas forem se desgastando. Quanto mais manobras você realizar, mais elas ficarão desgastadas.

Aprenda a calibrar as rodas do seu longboard
Rodas desgastadas são essências para realizar boas manobras (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Rodas

As rodas para longboard são produzidas com poliuretano e podem ser encontradas em diferentes cores. As rodas permitem uma maior aderência e elasticidade para a realização de manobras. O formato e o tamanho da roda interferem no modo como o longboard anda. Fatores como diâmetro, bordas e área de contato devem ser levados em conta na hora da escolha das rodas, especialmente quando você precisa reduzir ou eliminar o período de amaciamento por rodagem. Escolha rodas que melhor se adaptem as suas necessidades e melhorem a sua performance. Quanto maior o diâmetro da roda, mais velocidade e aceleração você conseguirá. Comece andando sobre superfícies macias e vá, gradualmente, mudando para pistas mais ásperas, amaciando as rodas para evitar futuros danos.

Aprenda a calibrar as rodas do seu longboard
As rodas para longboard são produzidas com poliuretano (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Tempo de calibragem

O tempo de calibragem vária de acordo com o modelo de longboard. Via de regra, o amaciamento das rodas para que se possa deslizar em ladeiras demora duas semanas. O desgaste das rodas equivale a descer uma ladeira dez vezes enquanto você desliza, de um lado para outro, 8 vezes a cada descida. A velocidade de downhill para manobras e truques deve aumentar progressivamente, indo de leve para rápida, para amaciar as rodas.

Aprenda a calibrar as rodas do seu longboard
O tempo de calibragem vária de acordo com o modelo de longboard. (Aidon/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível