Mais
×

Aprenda com as celebridades como escolher um modelo de óculos de sol

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Introdução

Usar óculos de sol deixou de ser uma necessidade e passou a ser um item fashion. Indispensável para quem quer compor o visual, esse acessório ganha cada vez mais adeptos, modelos e estilos. Mas independente da tendência, é preciso ter cuidado para que o barato não saia caro. Sim, é verdade que o óculos certo pode fazer milagres em um look, porém procure óculos de qualidade, com filtro ultravioleta para proteger seus olhos de danos ocasionados pelos raios solares. Óculos bons, além de deixarem você linda, podem desacelerar o envelhecimento da retina e evitar o desenvolvimento precoce de cataratas. Agora que você já sabe os cuidados que precisa ter, vamos aprender com as famosas o óculos de sol certo para o seu tipo de rosto.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Você sabe o formato do seu rosto?

Os principais formatos de rosto são: redondo, oval, triangular, triangular invertido (ou coração), quadrado, retangular (ou oblongo) e diamante. Como a moda anda bem democrática, todos os itens e acessórios possuem versões para valorizar sua beleza e esconder aquele defeitinho. Caso ainda não tenha certeza sobre qual seria o seu tipo de rosto, faça um teste simples. Prenda todo o cabelo para trás, inclusive a franja, deixando as orelhas à mostra. Em seguida, pegue um espelho (ou tire uma foto) e tente seguir as linhas de sua face.

David Cannon/Getty Images Entertainment/Getty Images

Redondo

O rosto redondo, apesar do que se acredita, não é característico das gordinhas e nem é "fofinho". Na verdade, não tem ângulos muito bem definidos, ou seja, são suavizados. Além disso, o comprimento e a largura são quase do mesmo tamanho. Se seu rosto tem essas características, dê preferência aos modelos de óculos quadrados com hastes grossas para não deixar as bochechas salientes e dar uma aparência de rosto mais "alongado". Algumas famosas em quem você pode se inspirar: Giovanna Antonelli, Kirsten Dunst, Miley Cyrus, Miranda Cosgrove e Catherine Zeta Jones.

Andreas Rentz/Getty Images Entertainment/Getty Images

Oval

Assim como as donas do rosto redondo, o rosto no formato oval tem aparência mais jovem e permite uma ousadia na escolha dos modelos de óculos. Mais estreito na direção do queixo e da testa e mais largo na linha das maçãs do rosto, quem tem o rosto oval pode comemorar: todas as armações são permitidas! Aproveite para valorizar a harmonia de suas feições e escolha modelos diferenciados sem medo de errar. Algumas famosas em quem você pode se inspirar: Jessica Alba, Julia Roberts, Katy Perry, Halle Berry e Selena Gomez.

Isaac Brekken/Getty Images Entertainment/Getty Images

Quadrado

Neste formato, o maxilar é largo, quase do mesmo tamanho da testa, e o queixo é quadrado. Se o seu rosto tem essa forma, dê preferência aos modelos mais curvados, como o aviador, que darão a impressão de alongar a sua face. As donas de rosto quadrado costumam reclamar que seu formato de rosto é um pouco masculino pela própria forma e pelos traços muito definidos. Algumas famosas em quem você pode se inspirar: Paris Hilton, Katie Holmes, Demi Lovato, Debby Ryan e Alinne Moraes.

Mark Mainz/Getty Images Entertainment/Getty Images

Triangular

Pessoas com o rosto triangular têm a linha da mandíbula mais larga do que o resto do rosto e a testa estreita. Se você tem rosto triangular, aposte em armações bem marcadas ou mais largas na parte de cima, como o modelo gatinha, para chamar a atenção para a testa e tirar o peso do queixo. Invista também nas armações mais pesadas. Tente notar se o seu rosto é mais comprido – nesse caso, use hastes grossas – ou achatado, que é preferível às hastes finas. Algumas famosas que possuem esse mesmo formato de rosto são Ali Larter, Kelly Osbourne e Sandra Bullock.

Peter Kramer/Getty Images Entertainment/Getty Images

Triangular invertido (ou coração)

Ao contrário do rosto triangular, o de formato coração tem a linha da testa mais larga e vai afinando em direção ao queixo. Se você tem esse formato de rosto, evite usar óculos que destaquem a testa e use modelos que chamem atenção para a parte inferior e que assentem abaixo das têmperas. Armações arredondadas são uma boa escolha. Os óculos estreitos também ajudam dando um equilíbrio para o rosto e fazendo com que o maxilar pareça mais largo. Scarlett Johansson, Rihanna, Reese Witherspoon, Angelina Jolie e Blake Lively são algumas das famosas que compartilham esse mesmo formato de rosto.

Evan Agostini/Getty Images Entertainment/Getty Images

Retangular (ou oblongo)

O rosto retangular é mais comprido do que largo, bem longilíneo e a parte abaixo dos olhos é muito maior que a de cima. Pescoços finos também são característicos deste tipo de rosto. Se o seu é oblongo, aposte em armações com hastes largas e cheias de detalhes para dar volume e "alargar" o rosto. Cuidado com os óculos muito finos, eles darão a impressão de que seu rosto é ainda mais comprido. Christiane Torloni, Gisele Bündchen, Liv Tyler, Celine Dion e Sarah Jessica Parker são algumas famosas que possuem esse mesmo formato de rosto e podem servir de inspiração para você.

Rob Kim/Getty Images Entertainment/Getty Images

Diamante

Neste formato, a linha da maçã é maior, a testa é estreita e a mandíbula é pequena, seria mais ou menos um rosto oval, mas com as maçãs mais destacadas. Se você tem o rosto com esse formato, como Linda Evangelista, Katherine Hepburn e Sophia Loren, vale escolher modelos mais ovalados ou sem aro e que tirem a atenção das bochechas, que são mais proeminentes. Esse tipo de óculos também irá harmonizar sua face deixando-a um pouco mais longa, além de suavizar os contornos do rosto.

Mike Coppola/Getty Images Entertainment/Getty Images

Acompanhando a moda

Assim como outras peças essenciais para os fashionistas, os óculos de sol também acompanham a moda e os grandes desfiles ditam as tendências. Aposte em modelos coloridos, espelhados, retrôs e armações metalizadas e transparentes. Além da moda e do modelo de rosto, é importante também observar outras coisas na hora de escolher seus óculos: evite modelos que se apoiam na maçã do rosto; não compre óculos com haste muito apertada (pode provocar dor de cabeça), observe se a cor harmoniza com seu rosto e seus cabelos e, o mais importante: compre óculos com proteção contra os raios solares!

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Utilize sua beleza a seu favor!

As aplicações que usamos aqui não se restringem apenas aos óculos. Aprenda a disfarçar as "falhas" do seu rosto com a maquiagem e o corte de cabelo certos. Já equipada com as informações sobre o seu rosto, converse com o seu cabeleireiro sobre como corrigir o que incomoda em você e acentuar sua beleza natural. Outra excelente dica é dar uma olhada no link, logo abaixo, sobre como cortar o seu cabelo para complementar a forma do seu rosto. A regra para a maquiagem também é a mesma: se tem a bochecha saliente, não dê destaque à ela, mas chame a atenção para outra parte do seu rosto e isso vale para qualquer outra característica que não seja, digamos, a sua favorita.