Aprenda a consertar uma torneira de cozinha que está vazando

Escrito por y.t. lin | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aprenda a consertar uma torneira de cozinha que está vazando
Uma torneira de cozinha vazando pode ser um dos pequenos e irritantes problemas da vida (tropf image by Sacha81 from Fotolia.com)

Uma torneira de cozinha vazando é irritante e desperdiça água. Felizmente, consertá-la é algo que qualquer dono de casa pode fazer. Você pode economizar dinheiro com as ferramentas corretas e o conhecimento sem contratar um encanador.

Existem quatro tipos básicos de torneiras, mas elas funcionam de modo similar. Uma torneira de compressão possui duas alavancas -- uma para água fria e outra para água quente. Essas torneiras utilizam um sistema de selos e arruelas para controlar a pressão da água ao girar as alavancas. Uma torneira de cartucho possui uma ou duas alavancas; o movimento para cima e para baixo nessas peças controlam o movimento do cartucho, que ajusta o fluxo de água. O tipo de torneira com esfera possui apenas uma alavanca que se move em cima de uma tampa arredondada no topo de uma base de cano. A esfera metálica ou plástica do interior, debaixo da tampa arredondada e do corpo da torneira, possui câmaras para controlar a temperatura e o fluxo da água. A torneira de disco cerâmico é uma variação da torneira de cartucho. Ela utiliza dois discos cerâmicos instalados em seu corpo cilíndrico em vez das tradicionais arruelas de borracha para controlar o fluxo de água (veja a "Referência 1").

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tampa para ralo
  • Tapete
  • Chave de boca ajustável
  • Chaves de fenda
  • Novo conjunto de arruelas
  • Ferramenta para nivelar a base da válvula (se necessário)
  • Graxa de encanador não tóxica que resiste ao calor
  • Novo anel em formato de "O"
  • Alicate de ponta fina
  • Faca ou estilete
  • Vinagre branco destilado
  • Esponja de limpeza

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparação

  1. 1

    Consulte o manual de montagem para determinar qual tipo de torneira você consertará.

  2. 2

    Feche as válvulas de água fria e quente debaixo da pia. Abra a torneira para drenar a água remanescente. Feche o ralo com uma tampa ou tapete, certificando-se de que nada possa cair nele.

  3. 3

    Prepare um local para colocar todas as partes da torneira e as ferramentas. Alinhe esses componentes seguindo a ordem de retirada para ajudar a se lembrar da ordem correta de remontagem.

    Torneira de compressão

  1. 1

    Substitua o jogo de arruelas na torneira de compressão. Retire a tampa decorativa da alavanca e remova seu parafuso. Utilize uma chave de boca ajustável para erguer gentilmente a alavanca.

  2. 2

    Desparafuse a haste, a porca e o parafuso de bronze. Utilize a ferramenta de nivelamento para lixar suavemente o encaixe ou base da válvula, caso ela esteja com uma aparência desnivelada causada pela corrosão e acúmulo de minerais. Se a base da válvula estiver muito enferrujada ou além das possibilidades de reparos, substitua por uma nova (veja a "Referência 2").

  3. 3

    Aplique uma camada de graxa de encanador não tóxica que resiste a temperaturas nas arruelas. Descarte a antiga arruela e instale uma nova.

  4. 4

    Escolha o anel em forma de "O" do tamanho correto; sua faixa de tamanhos varia de 3/8 a 5/8 polegadas (entre 1 e 1,5 cm). É importante encontrar o tamanho que se encaixa perfeitamente, caso contrário a torneira vazará. Retire a haste da porca. Deve existir um anel em forma de "O" embaixo dela. Substitua por um novo.

  5. 5

    Remonte a porca e a alavanca da torneira. Abra novamente a água para testar e verificar se existem vazamentos.

    Torneira de cartucho

  1. 1

    Remova a tampa decorativa na alavanca da torneira. Retire o parafuso da alavanca e incline-a para trás, removendo-a lentamente do lugar.

  2. 2

    Encontre um clipe de retenção que fica logo atrás da torneira, abaixo da alavanca. Remova esse clipe com rosca utilizando uma chave de fenda. Puxe o cartucho diretamente para cima aplicando um pouco de força (veja a "Referência 3").

  3. 3

    Desparafuse e remova a parte superior do cano. Erga e retire os velhos anéis em "O" na ponta da torneira utilizando uma faca, estilete ou chave de fenda.

  4. 4

    Aplique uma camada de graxa de encanador não tóxica e resistente ao calor nos novos anéis em forma de "O". Coloque-os na unidade da torneira. Esses anéis possuem diversos tamanhos, então certifique-se de pegar o correto. Abra o fornecimento de água e verifique se existem vazamentos.

    Torneira do tipo com esfera

  1. 1

    Remova o parafuso de fixação da torneira e retire a alavanca da torneira. Tire a tampa e a gargantilha utilizando um alicate ajustável.

  2. 2

    Localize a peça anelar plástica da torneira e retire-a junto com a esfera rotatória e com a arruela da peça, utilizando o alicate de ponta fina para remover os selos e molas de entrada no corpo da torneira. Considere substituir a esfera se sua torneira possuir mais de dez anos (veja a "Referência 4").

  3. 3

    Corte e retire os anéis em formato de "O" e cubra os novos anéis com graxa para encanador não tóxica e resistente ao calor. Encaixe-os nas ranhuras.

  4. 4

    Instale os novos itens nessa ordem: molas, bases da válvula e arruelas da peça plástica anelar. Monte todas as peças da torneira na ordem reversa da qual você as retirou. Abra o fornecimento de água e veja se existem vazamentos.

    Torneira de disco cerâmico

  1. 1

    Empurre a alavanca da torneira para a posição recuada para acessar o parafuso de fixação.

  2. 2

    Levante a alavanca após remover o parafuso. Remova a tampa da base e retire os parafusos de montagem do disco cilíndrico. Retire o cilindro (veja a "Referência 5").

  3. 3

    Levante e retire os selos de neoprene do cilindro utilizando uma chave de fenda de ponta plana. Limpe a abertura do cilindro com vinagre branco destilado aplicado em uma esponja para limpeza.

  4. 4

    Lave completamente o cilindro. Recoloque os selos e junte as partes da torneira.

  5. 5

    Abra as válvulas de água. Mova a alavanca para a posição aberta. Abra lentamente o fornecimento de água, já que ela pode forçar e quebrar o disco cerâmico.

Dicas & Advertências

  • Algumas torneiras são feitas de liga de titânio, cromo ou latão, que são materiais caros. Enrole um pano ao redor desses tipos de torneiras quando trabalhar com sua chave.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível