Mais
×

Aprenda a fazer cupcakes em casa

Cupcakes
Chocolate cup cake with peacan nuts and choc chips image by Sophia Winters from Fotolia.com

Introdução

Cupcakes nada mais são do que versões miniaturas de bolos macios e deliciosos. Populares nos Estados Unidos, eles têm ganhado uma legião de fãs aqui, no Brasil. Desde a inauguração da primeira loja da franquia Vintage Cupcakes em 2009, já são mais de 15 espalhadas pelo País. Bem decorados e fartos, uma unidade dessa delícia pode custar mais de R$ 14. Para não ter que gastar tanto qaundo sentir vontade de saborear um desses docinhos encantadores, vamos ensinar a fazer em casa. Além disso, você ainda pode contar vantagem quando levar uma fornada na próxima festa de família.

Colheres com medidas padrão
vintage measuring spoons image by Scott Williams from Fotolia.com

Separe os utensílios

O primeiro passo para ter sucesso em qualquer empreitada na cozinha é preparar a área de trabalho. Separe todos os utensílios que irá precisar antes de começar. Desta forma, caso esteja faltando algum, você pode sair em busca dele antes de começar a sujar o resto. Não há nada pior do que chegar na metade da receita e descobrir que faltou uma coisa básica na cozinha. O que não pode faltar: Forma própria para cupcakes Xícaras e colheres com medidas padrão Batedeira Multiprocessador de alimentos Sacos para confeitar Forminhas de papel Espátulas de silicone

Ingredientes
cooking ingredients image by Roslen Mack from Fotolia.com

Ingredientes nas quantidades corretas

O mesmo princípio de verificar se não falta nenhum utensílio na cozinha vale para os ingredientes. Separe todos os que irá utilizar nas quantidades corretas antes de começar a fazer a massa dos cupcakes. Assim, terá a certeza que não está faltando nenhum ingrediente base. O mesmo vale para a cobertura e o recheio.

Cupcake
gourmet cupcakes in elegant bakery image by nextrecord from Fotolia.com

A receita

O segredo para que os cupcakes fiquem fofinhos e leves está na maneira como os ingredientes são misturados. Confira uma receita da chef confeiteira Candace Nelson, fundadora do Sprinkles Cupcakes e jurada do programa Cupcake Wars: 2/3 de xícara (chá) de morangos frescos 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento químico em pó 1/4 de colher (chá) de sal 1/4 de xícara (chá) de leite 1 colher (chá) de essência de baunilha 1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente 1 xícara (chá) de açúcar 1 ovo 2 claras

Primeiro passo
pâtisserie image by Ploum1 from Fotolia.com

Primeiro passo

Antes de tudo, deixe o forno pré-aquecendo em 180˚C e forre a forma de cupcakes com as forminhas de papel. Depois, comece misturando os ingredientes secos. Numa tigela grande de alumínio ou de plástico peneire a farinha, o fermento e o sal. Misture bem com uma colher e reserve.

Morangos
strawberry image by Svetlana Schelcunova from Fotolia.com

Junte os demais ingredientes

Agora, chegou a hora de misturar os ingredientes molhados. Comece batendo no liquidificador ou multiprocessador de alimentos os morangos frescos até formar um purê. Em outra tigela menor, junte o leite, a essência de baunilha e o purê de morangos. Misture bem os ingredientes para que fiquem completamente incorporados e reserve.

Batedeira
series object on black - kitchen utensil electric mixer image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com

Para finalizar a massa

Os passos seguintes são essenciais para que os cupcakes fiquem perfeitos. Bata a manteiga na batedeira até que fique leve e macia. Acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo até atingir uma consistência fofa. Junte os ovos um a um e bata apenas para terminar de incorporar. Continue batendo em velocidade baixa e acrescente metade da mistura de farinha. Bata apenas até incorporar os ingredientes. Cuidado nesta etapa, pois bater demais a farinha pode fazer com que seus cupcakes fiquem duros e opacos. Acrescente a mistura molhada dos morangos à massa e finalize batendo com o restante da farinha.

Formas de cupcakes
baking pans image by DSL from Fotolia.com

Chegou a hora de assar

Separe a massa pronta entre as forminhas já preparadas. Tenha cuidado para não encher mais do que 2/3 da forma, já que os cupcakes precisam de espaço para crescer. Aqui, você pode usar uma colher especial de sorvete caso queira dividir a massa em porções exatamente iguais. Entretanto, é possível usar apenas duas colheres comuns que também funciona. Leve as forminhas para assar no forno pré-aquecido e deixe de 22 a 25 minutos. Faça o teste do palito para ver se estão prontos. Quando ele sair limpo, os cupcakes estão no ponto.

Cobertura
cupcakes image by Kimberly Reinick from Fotolia.com

Prepare a cobertura

Retire os bolinhos do forno e deixe dentro das forminhas para esfriarem completamente. Enquanto isso, prepare a cobertura. 1/2 xícara (chá) de morangos 1 xícara (chá) de manteiga 3 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro 1/2 colher (chá) de essência de baunilha Bata os morangos até formar um purê e reserve. Na batedeira, misture a manteiga com uma pitada de sal até ficar leve e macia. Acrescente o açúcar aos poucos numa velocidade baixa até misturar. Junte três colheres (sopa) do purê de morango e misture até ficar homogêneo. Não bata demais, assim a cobertura fica macia e cremosa.

Sacos de confeiteiro com bicos diversos
object on white - tool for baking image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com

Decore os cupcakes

Segundo Amy Machnak, editora de receitas do site Sunset.com, a maneira mais tradicional de decorar os cupcakes é com uma espátula. Entretanto, ela garante que o resultado muitas vezes fica sem graça e é demorado. A dica que dá é usar sacos de confeiteiro. Basta colocar o recheio ou cobertura já pronta dentro do saco e apertar para ir decorando enquanto o creme sai. Caso não tenha sacos especializados em casa, um de plástico normal de guardar comida funciona bem. Basta concentrar o creme em uma das áreas e cortar a ponta para abrir espaço para sair a cobertura.

Cupcake
cupcakes image by mrslevite from Fotolia.com

Saboreie com vontade

Depois de prontos, vem a melhor parte de preparar cupcakes: devorá-los! Uma receita como esta rende 12 bolinhos no tamanho tradicional. Mas você também pode fazê-los em tamanho miniatura, basta comprar as forminhas adequadas. Nesse caso, a receita rende 24 mini cupcakes. Aproveite para fazer uma fornada para a próxima festa de aniversário da família. Certamente todos vão adorar!