Aprenda a ler o rótulo dos produtos capilares

Escrito por fátima telles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aprenda a ler o rótulo dos produtos capilares
Ler os rótulos é um hábito importante (Lisa Maree Williams/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Com a enorme variedade de produtos para os cabelos que existe no mercado, nem sempre é fácil identificar o mais adequado na hora da compra. Por isso é importante começar a entender os rótulos. As fórmulas capilares conjugam diferentes princípios ativos, criadas para distintos propósitos e resultados. É claro que ninguém é obrigado a saber o significado de todos os elementos químicos para escolher um xampu, mas alguns componentes se repetem e por isso é mais fácil desvendar as suas funções. Conheça cinco dessas substâncias muito frequentes na maioria dos produtos.

Outras pessoas estão lendo

Queratina

Principal proteína do fio de cabelo, é composta por 18 aminoácidos. Sua função é manter o fio saudável e resistente, evitando a quebra e deixando-o com elasticidade e brilho. Agentes externos como radiação solar, prancha, secador, poluição e certos procedimentos como relaxamento, alisamento e coloração provocam a perda de alguns desses aminoácidos. É preciso então fazer a reposição. Um exemplo de Queratina é a vegetal, extraída de substâncias encontradas nas plantas, que penetra facilmente no interior dos fios. Outro é a Queratina Hidrolisada, que proporciona um fortalecimento intensivo, pois é bastante concentrada. Ambas as formas da queratina são indicadas para cabelos muito danificados.

Aprenda a ler o rótulo dos produtos capilares
Reposições de queratina ajudam a recuperar a vitalidade dos cabelos (Jason Merritt/Getty Images Entertainment/Getty Images)

D- Pantenol ou pró-vitamina B5

Os cabelos também precisam de vitaminas como a Vitamina E e a B6, também chamada de Piridoxina. São verdadeiros "alimentos" para os fios, revitalizando-os, protegendo-os e devolvendo a vitalidade. A vitamina D-Pantenol protege contra a radiação UV e outras ações externas como a chapinha e o secador. Ela está presente em vários produtos como xampus e loções. Ao ser aplicada nos cabelos promove hidratação intensiva, dando leveza, brilho e movimento. E ainda reduz as indesejáveis pontas duplas.

Aprenda a ler o rótulo dos produtos capilares
Fios vitaminados, com brilho e sem pontas duplas (IT Stock/Polka Dot/Getty Images)

Oligoelementos

O nome pode parecer estranho, mas esses componentes constam de muitas formulações de produtos capilares. São nutrientes inorgânicos importantes para equilibrar o sistema capilar ,fortalecendo e aumentando a resistência dos fios. Alguns exemplos de oligoelementos são o zinco, cobre e manganês, que em pequenas quantidades tornam-se fundamentais para ter cabelos saudáveis e bonitos.

Aprenda a ler o rótulo dos produtos capilares
Cabelos fortalecidos com os oligoelementos (Cindy Ord/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Proteínas hidrolisadas

Aparecem também em muitos rótulos de produtos para os cabelos, pois são fundamentais para melhorar a integridade dos fios. Obtidas de fontes vegetais, como o trigo, a aveia e a soja, são absorvidas facilmente pelos fios, pois apresentam estrutura protéica semelhante à do cabelo. As proteínas hidrolisadas se fixam às partes danificadas da fibra capilar ajudando a recuperar o brilho e melhorando a hidratação.

Aprenda a ler o rótulo dos produtos capilares
Cabelos bem tratados e hidratados (Valerie Macon/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Aloe Vera

Mais conhecida como babosa, esse ativo regenera e fortifica os fios, além de equilibrar a oleosidade do couro cabeludo. Também evita a queda e ainda estimula o crescimento. A Aloe Vera é um ativo poderoso. Não à toa vários produtos apresentam esse componente em sua formulação, como xampus, condicionadores, tônicos e reconstrutores. Quem utiliza até a polpa da planta percebe logo a diferença tanto na hidratação quanto no brilho e na textura dos fios, que ficam bem mais lubrificados e resistentes.

Aprenda a ler o rótulo dos produtos capilares
Aloe vera, sinônimo de brilho e crescimento (Christopher Polk/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível