Mais
×

Aprenda a misturar estampas no mesmo estilo

Quer parecer alguém bem antenada com a moda? Então, saia vestindo um look com um mix de estampas. Até pouco tempo, misturar uma blusa de florezinhas com um short de listras era a coisa mais imperdoável que se poderia fazer. Mas a moda está sempre em mutação e hoje quem usa assim é considerada uma perfeita "fashionista". Mas existem algumas regras para que essa combinação não "grite" aos olhos dos outros e seja harmônica. Veja como fazer.

Harmonia na combinação (Chung Sung-Jun/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Acerte nas cores

Quando misturamos estampas, o primeiro aspecto a observar são as cores. Elas devem sempre combinar entre si. Também podem apresentar nuances de fundo próximas nas duas peças, mesmo com desenhos variados. Na foto, esse estilo com mix de estampas agrada aos olhos, por conta do fundo preto. Para um visual mais elegante, aposte nas padronagens em preto e branco e misture, por exemplo, florais, com xadrez, listras e poás, que se complementam bem. O fundo escuro ainda tem a vantagem de deixar a silhueta mais enxuta.

Preto e branco sem medo de errar! (Francois Durand/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Tons neutros

Os neutros são um curinga quando se quer ousar aos poucos. O cinza, tendência para o próximo inverno, com florais grandes e espaçados do casacão (foto), sobrepõe-se sem "brigar" com o xadrez de fundo bege e traçado simples. Há ainda outra boa forma de combinação. Experimente usar uma peça com um tom mais forte e outra mais neutra, com estampas em cor igual ou próximas. O visual fica equilibrado.

Acerte com estampas e fundos neutros (Pier Marco Tacca/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Escala das padronagens

Uma boa mistura de padronagens é utilizar dois florais, mas de tamanhos diferentes. Use uma blusa em estampa liberty (de flores pequenas) com uma saia de florões maiores e espaçados. Animal print em tamanho menor e maior também dá harmonia ao visual (foto). Motivos similares em escalas diferentes criam o efeito "zoom", de aproximar e afastar o desenho, deixando o look final bem interessante.

Mini com maxi misturados (Graham Denholm/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Contraste na mesma nuance

No desfile da marca Animale, no São Paulo Fashion Week Primavera/Verão 2015, a mesma estampa com gama de cores iguais, apenas trocando a cor do fundo para o desenho (foto) estava presente na coleção. É uma forma de trabalhar o mix de estampas com suavidade e fácil de agradar à maioria das mulheres. Esse contraste diferencia a produção dos famosos "conjuntinhos" (duas peças com a mesma padronagem), que continuarão como tendência nas próximas estações.

Contraste com a mesma cor de base (Fernanda Calfat/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Teste do espelho

Para a próxima estação, uma mistura que promete é a listra com o xadrez. Bolas com quadriculado (foto), sabendo escolher as cores, tornam-se uma boa opção também. Só não vale é exagerar em uma mesma produção, com estampas de cores fortes nas duas peças. Outro cuidado deve ser o da escolha de acessórios neutros, com cores básicas para os calçados, bolsas e cintos. Quer ousar? Pode caprichar em um maxi brinco, que continua em alta.

Pegue leve nos acessórios (Vincenzo Lombardo/Getty Images Entertainment/Getty Images)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article