O que se aprende num curso pré-parto

Escrito por lucila runnacles
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que se aprende num curso pré-parto
Durante os cursos pré-parto os pais aprendem muitas técnicas úteis (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Antes da chegada do bebê, os médicos recomendam que os pais façam um curso pré-parto para que eles possam se preparar melhor para esse momento tão esperado que é o nascimento de um filho. Esses cursos podem ser feitos pela mãe, mas a presença do pai também é aconselhável. O ideal é que os dois participem. Existem cursos de gestante que duram somente um dia e outros que podem ser mais longos. Durante as aulas é possível trocar experiências com outros participantes e aprender desde técnicas de respiração para a hora do parto até os primeiros cuidados a ter com o recém-nascido. Confira aqui o que esses cursos ensinam detalhadamente.

Outras pessoas estão lendo

Curso

Cada curso é diferente, mas quase todos abordam: - Diferenças entre os tipos de parto (cesárea, parto normal, parto natural domiciliar, etc) - Nutrição e alimentação recomendada durante a gestação - Atividade física para as gestantes - Dicas para descobrir os primeiros sinais das contrações - Técnicas de respiração e de relaxamento para serem praticadas antes e durante o parto - Preparação da musculatura da mulher para o momento do nascimento da criança - Conselhos para controlar a ansiedade e o medo - Posturas durante e depois da gestação - Primeiros cuidados com o recém-nascido

O que se aprende num curso pré-parto
Nas aulas também se ensinam exercícios para aliviar os incômodos da gravidez (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Tipos de curso

Existem cursos que são presenciais teóricos, outros práticos e alguns juntam as duas modalidades. Também há cursos de gestante online. Muitas mulheres se perguntam quando começar a frequentar um curso de pré- parto. Alguns médicos recomendam que a partir do sexto mês de gravidez os pais já deveriam começar a fazer o curso. Geralmente, essas aulas são dadas por um grupo que pode ser formado por médicos, enfermeiras, pediatras, anestesistas, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais. Cada curso tem uma carga horária diferente, mas quase todos abordam os temas principais já citados.

O que se aprende num curso pré-parto
Os cursos de gestante costumam ser multidisciplinares (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Completos

Alguns cursos de gestante podem ser tão completos que os participantes receberão até mesmo noções de saúde para acompanhar o dia a dia da criança com segurança. Nessas aulas os casais ficam sabendo da importância de fazer o teste da orelhinha (audiometria) no bebê, recebem orientações sobre a dentição da criança, coleta de células troco (como armazenar, quando utilizar), entre outros assuntos. Em alguns centros os cursos de preparação para o parto têm um custo, mas em alguns hospitais públicos são gratuitos. Pergunte ao seu médico, pediatra ou no hospital mais próximo onde você poderia fazer o curso pré-parto.

O que se aprende num curso pré-parto
Pais novatos podem aprender muito nesses cursos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Depois do nascimento

Os cursos pré-parto também ensinam sobre os primeiros cuidados que se deve ter com os bebês recém-nascidos. Por isso essa pode ser uma boa chance de aprendizado, principalmente para os pais de primeira viagem. Durante essas aulas, os participantes vão receber dicas sobre amamentação, como dar os primeiros banhos, que cuidados se deve ter com o umbigo, vacinas e troca de fraldas. Além disso, outros assuntos para que a mulher se recupere com maior facilidade podem ser mencionados, como cuidados com os seios durante o período de amamentação, relação do casal depois do nascimento da criança, etc.

O que se aprende num curso pré-parto
Tanto os pais como os bebês saem ganhando com o curso de pré-parto (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível