Aprendendo letras e números na pré-escola

Escrito por robyn green | Traduzido por maria pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Aprendendo letras e números na pré-escola
Brincadeiras divertidas podem ser uma boa maneira de reforçar os conceitos dos números (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Ensinar às crianças letras e números na pré-escola é fácil, e pode ser muito gratificante. Os métodos mais eficazes de aprendizagem são divertidos. Se as crianças veem a escola como um lugar de tédio e trabalho repetitivo, serão menos cooperativas do que se você tornar a atmosfera e as atividades ao mesmo tempo divertidas e educativas. Escolha jogos, músicas e brincadeiras ativas para apresentar e reforçar a aprendizagem de letras e números na pré-escola.

Outras pessoas estão lendo

Aprendendo o nome e o som das letras

Use cartas do alfabeto para ensinar à sua classe o som primordial de cada letra. A maioria das consoantes faz apenas um som, mas para as que fazem dois, escolha ensinar às crianças apenas o som mais frequentemente utilizado nesta fase. Da mesma forma para as vogais, escolha os sons curtos em primeiro lugar.

Cante músicas e faça jogos que reforçam as letras e seus sons. Faça com que eles manipulem letras com ímãs, desenhe as letras com lápis, molde-os através de jogos usando barro e cante-os em ordem. Use todos os sentidos envolvidos como reforço para essa construção fundamental.

Aprendendo letras e números na pré-escola
As crianças aprendem as letras e sons rápidamente, mas o reforço constante significa que elas vão reter o conhecimento (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Aprendendo números

Da mesma forma, a memorização inicial de números é fácil para as crianças entenderem. Use cartas simples para ensiná-los inicialmente, mas é a aplicação prática que vai transformar os nomes memorizados em conceitos matemáticos. Conte tudo, de cubos de açúcar até os sapatos de todas as crianças na classe. Faça a contagem de um a 20 tão comum em sua sala de aula até que as crianças esperem por ela.

Conte até três antes de abrir a porta. Conte até cinco antes de permitir que as crianças saiam para o recreio ou para uma nova atividade. Conte o número de alunos na fila antes de sair e conte o número de mãos levantadas quando você fizer uma pergunta. O uso diário simples como esses exemplos permite que uma criança compreenda as complexidades da matemática, sem a pressão de atribuições de caneta e papel.

Aprendendo letras e números na pré-escola
Conforme vão melhorando, faça com que eles contem seus objetos pessoais para ir aprimorando (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Importância do reforço

Reforce os seus ensinamentos com recursos visuais em sala de aula. Certifique-se de ter as letras e números afixados nas paredes. Peça a uma criança para lhe dizer o som do início do nome de outra criança e contar o número de letras no nome.

Cante canções sobre letras e números, incluindo a música do alfabeto. Coloque etiquetas em tudo na sua sala, principalmente se o nome do objeto for uma palavra curta. Dessa forma, você não só vai estar reforçando letras e sons, como estará auxiliando-os em futuros estudos, dando-lhes palavras para memorizar.

Aprendendo letras e números na pré-escola
Faça brincadeiras que reforcem letras e números na sua sala da pré-escola (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Envolvimento parental

A participação dos pais é muito importante para seus objetivos de ensino, principalmente na pré-escola. Envie sugestões de atividades em casa regularmente. Dê às crianças uma tarefa de casa simples. Por exemplo, se você está tentando reforçar a letra O, peça que a criança conte o número de ovos em sua geladeira e escreva num papel. Faça com que ele desenhe a letra O e peça que os pais assinem o papel.

Agende reuniões periódicas com os pais para discutir o progresso de uma criança. Diga aos pais se ela se está para trás e, em caso afirmativo, prepare atividades de reforço que os pais possam usar para ajudá-la.

Aprendendo letras e números na pré-escola
O reforço parental pode reforçar na hora da aprendizagem (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível