×
Loading ...

Como aprender a fazer um chapéu de crochê

Atualizado em 21 novembro, 2016

Fazer um chapéu de crochê é apenas uma questão de seguir uma fórmula. Depois que você aprender a fórmula, você poderá adaptá-la a uma variedade de tamanhos de chapéu e padrões de pontos. Se você quer aprender a fazer um chapéu de crochê, você simplesmente tem que entender os passos básicos envolvidos; então, você poderá fazer o acessório para cada membro da família. É preciso a compreensão básica dos pontos de crochê e da técnica do crochê em círculos para concluir essa receita.

Instruções

Aprenda a fazer um chapéu de crochê com apenas alguns passos para presentear alguém (my pink crocheted hat image by Leticia Wilson from Fotolia.com)
  1. Comece com um círculo. Para aprender a fazer um chapéu de crochê, você precisa de um círculo para fazer os pontos dento dele, e assim iniciar o chapéu, já que essas peças são comumente trabalhadas de cima para baixo. Você pode fazer o que se chama de "anel mágico ajustável," onde você simplesmente laça o fio e, em seguida, faz o crochê dentro da laçada. Se isso parecer muito complicado, faça quatro correntes e una-as com um ponto baixíssimo. Você vai crochetar a próxima volta dentro do círculo de correntes.

    Loading...
  2. Faça os pontos de crochê dentro do círculo. Faça uma corrente e cinco pontos altos dentro do círculo, não importando se usou o anel mágico ajustável ou o cordão de correntes. Feche o círculo com um ponto baixíssimo, unindo o quinto ponto ao primeiro.

  3. Dobre o número de pontos. Quando você faz um círculo em crochê, você começa com alguns pontos e, em seguida, aumenta a cada volta subsequente o número de pontos iniciais. Assim, para a segunda volta, você irá transformar seus cinco pontos preexistentes em dez pontos. Faça uma corrente para iniciar a volta e, em seguida, faça dois pontos baixos em cada ponto da volta. Feche o círculo com um ponto baixíssimo.

  4. Continue a aumentar. Para adicionar cinco pontos à terceira volta, suba uma corrente para começar e, em seguida, faça um ponto baixo no primeiro ponto seguido de dois pontos baixos no próximo ponto; repita essa sequência por toda a volta. Feche o círculo com um ponto baixíssimo. Agora continue a aumentar desse modo, cada vez acrescentando mais um ponto baixo antes do dois pontos baixos. Assim, para a quarta volta, a sequência seria -- fazer um ponto baixo nos dois primeiros pontos, seguido por dois pontos baixos no terceira. Para a quinta volta, faça um ponto baixo em cada um dos três primeiros pontos, seguido por dois pontos baixos no quarto ponto. Continue a aumentar, acrescentando mais um ponto baixo à sequência de cada vez, até que a circunferência do chapéu seja de 2,5 cm a 5,1 cm menor do que a circunferência da cabeça de quem vai usar o chapéu.

  5. Crochete uniformemente por todas as voltas, até alcançar a circunferência desejada. Para isso, faça uma corrente e um ponto baixo por toda a volta, depois, feche com um ponto baixíssimo. Crochete várias voltas iguais a esta até que o chapéu atinja a altura desejada. Corte o fio de trabalho, deixando uma extremidade de 12,7 cm. Faça um ponto baixíssimo para segurar os fios e, em seguida, esconda as pontas soltas com uma agulha de tapeçaria.

Loading...

O que você precisa

  • Fio para crochê
  • Agulha de crochê
  • Tesoura
  • Agulha de tapeçaria

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...