on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como aprender as classes gramaticais através de música e poesia

Atualizado em 17 abril, 2017

Quando associadas à aprendizagem, a música e a poesia geram ritmo e, muitas vezes, um padrão de rimas que cria uma atmosfera propícia para a memorização. Aprender utilizando a música ativa os lados direito e esquerdo do cérebro e permite que o aluno entenda os fatos, conectando-os com ritmo e sintonia. Para um jovem estudante que se esforça bastante para identificar as classes gramaticais, usar a música e a poesia como uma forma de aprendizado será bastante benéfico. Essa estratégia ajudará o aluno a aprender os fatos de forma divertida e criativa, aumentando sua capacidade de reter o conteúdo lecionado em longo prazo.

Instruções

A música aumenta a capacidade de memorização (music image by UBE from Fotolia.com)
  1. Identifique as classes gramaticais, a sua colocação em uma frase e os seus papéis. A maioria dos gramáticos concorda que existem dez classes gramaticais básicas: substantivo, verbo, pronome, adjetivo, artigo, numeral, advérbio, preposição, conjunção e interjeição. Cada uma tem um propósito e se identifica com algo específico da informação que está sendo apresentada. Por exemplo, um verbo define com clareza como a ação ocorre em uma frase. Incentive o aluno a memorizar esses fatos antes de começar.

    Loading...
  2. Ajude o aluno a escolher uma música ou um poema. Faça a escolha de acordo com a batida e o ritmo, não se preocupando muito com as palavras ou a letra. Escolha algo que seja cativante e fácil de lembrar. Prefira músicas das quais o aluno goste ou um poema que tenha ritmo fácil.

  3. Ajude o aluno a combinar o que ele tem pesquisado sobre as classes gramaticais, juntamente com a música ou o poema escolhido. Como a música e o estudo envolvem ambos os lados do cérebro, essa abordagem ajudará a estimular a criatividade do estudante, permitindo que ele se lembre dos fatos. Por exemplo, se um verso ou uma linha da canção disser que os "substantivos identificam uma pessoa, lugar ou coisa", em seguida, dê exemplos que rimem com essas palavras. Essa ligação, além de ajudar a criança a identificar cada uma das classes gramaticais, também fará com que ela se lembre dos exemplos que podem ser facilmente conectados à definição.

  4. Memorize a canção ou o poema juntamente com o aluno. Incentive-o a cantar ou recitar o poema enquanto faz a leitura pelas primeiras vezes. Posteriormente, vire o papel para baixo e pratique sem olhar. Passe linha por linha, escrevendo e reescrevendo a música, pois essa atividade também aumentará a capacidade de memorização.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...