Como aprender a confiar novamente

Escrito por contributing writer | Traduzido por mariana mendonça
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aprender a confiar novamente
Confiando novamente (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Quando as ações de outra pessoa destroem a sua capacidade de confiar, pode ser muito difícil aprender a confiar novamente. Algumas pessoas nunca deixam para trás um coração partido. No entanto, você pode aprender a confiar novamente, mesmo depois de ter sido profundamente ferido em um relacionamento passado. Você não tem que deixar a falta de confiança em uma pessoa contaminar todos os seus relacionamentos futuros.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Reconheça a necessidade de confiar novamente. Algumas pessoas se enganam se fazendo acreditar que não precisam ter relacionamentos próximos em suas vidas. No entanto, seres humanos são criaturas sociais e precisam umas das outras. Sem confiança, você não pode ter um relacionamento próximo, e sem isso, a vida pode parecer vazia.

  2. 2

    Reconheça as áreas em que você já exibe confiança. Muitas pessoas, especialmente aquelas que experimentaram profunda traição na infância através de abuso, acreditam que são incapazes de confiar em alguém de qualquer forma. Isto é simplesmente mentira. Mesmo a pessoa mais desiludida geralmente confia no garçom para lhe trazer comida em um restaurante, ou o carteiro para entregar cartas em sua caixa postal.

  3. 3

    Entenda que uma pessoa não tem que atender todas as suas necessidades. Muitas pessoas procuram por aquela pessoa com quem possam compartilhar todo o seu coração. Isso não é necessário para aprender a confiar novamente. O que importa é que todas as suas necessidades sejam atendidas. Você pode fazer isso confiando a pessoas diferentes necessidades diferentes.

  4. 4

    Procure pessoas que sejam confiáveis. A forma como uma pessoa trata as outras é um bom indicador de como ela poderia tratar você. Se ela conta os detalhes íntimos da vida de outra pessoa, é susceptível de trair a sua confiança também. No entanto, se ela nunca diz uma palavra indelicada sobre outra pessoa, também é improvável que fale mal de você para os outros.

  5. 5

    Entre em um novo relacionamento lentamente. Comece por compartilhar pequenas confidências e veja o que acontece. Se uma pessoa quebra uma pequena confiança, você não vai querer confiar à ela algo maior. No entanto, quando a pessoa mostra que é digna de confiança nas pequenas coisas, você pode se sentir mais positivo para confiar também as coisas maiores.

  6. 6

    Confie que você ficará bem se for traído. Em muitos casos, o medo de confiar em outra pessoa é maior em relação ao seu próprio medo de não conseguir lidar com uma traição. Se você teme desmoronar se outra pessoa quebrar sua confiança, você terá menos chances de confiar novamente. No entanto, se você está confiante de que ficará bem mesmo que a outra pessoa te decepcione, será muito mais fácil aprender a confiar novamente.

  7. 7

    Seja paciente com seu progresso. Depois que você foi traído, pode ser difícil aprender a confiar novamente. Conceda-se o tempo e o espaço necessário para voltar a se deixar confiar em outra pessoa.

Dicas & Advertências

  • Saiba que você merece ter relacionamentos com pessoas que são confiáveis.
  • Pode ser difícil cortar um relacionamento com alguém que você descobriu ser indigno de confiança. Se você fizer isso, no entanto, vai melhorar a forma como você se sente em relação a si mesmo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível