×
Loading ...

Como aprender o controle da mão esquerda ao piano

Atualizado em 23 março, 2017

Muitos pianistas destros lutam com passagens difíceis para a mão esquerda. Escalas, arpejos, oitavas, acordes e outras figuras tornam-se uma dificuldade que os impede de tocar algumas músicas ao piano ou de executá-las realmente bem. No entanto, você pode superar a desigualdade das suas mãos com os materiais e os métodos práticos corretos. Uma vez que domine o controle da mão esquerda, será capaz de executar músicas mais difíceis e tocar piano com grande proficiência.

Instruções

Desenvolva a técnica para a mão esquerda ao piano (piano image by Sergey Goruppa from Fotolia.com)
  1. Exercite as mãos separadamente. Segundo os pianistas de concerto Walter Gieseking e Karl Leimer, coautores de "Piano Technique" (Técnica de piano), praticar com as mãos separadas é essencial ao tocar-se escalas e exercícios, para que o ouvido possa julgar a igualdade do tom. Toque devagar no começo, permitindo ao ouvido guiar os dedos e a mão. Se você se ouvir praticando, naturalmente passará mais tempo trabalhando para aperfeiçoar a mão esquerda mais fraca. Quando as duas mãos estiverem prontas, pratique com as mãos juntas.

    Loading...
  2. Pratique exercícios especiais projetados para criar igualdade entre as mãos, como os de "O pianista virtuoso", de Hannon. O volume completo contendo todos os três livros leva você de exercícios para os cinco dedos, através de escalas e arpejos, para as oitavas mais difíceis e os exercícios de virtuoso do Livro Três. O compositor declara no prefácio que o seu objetivo é fomentar a igualdade entre os dedos e as mãos dos estudantes. Trabalhe as mãos separadamente antes de colocar a direita e a esquerda juntas.

  3. Use a mão direita, mais forte, para ensinar a esquerda, mais fraca. Chuan C. Chang, autor do e-book "Fundamentals of Piano Practice" (Fundamentos da prática de piano), sugere que se toque uma passagem difícil para a mão esquerda primeiramente com a direita. Então, imediatamente após, que se toque com a esquerda. Alterne as mãos a princípio e depois toque duas vezes com a esquerda para uma vez com a direita. Depois, três vezes com a esquerda para uma com a direita, e assim por diante, até que a mão esquerda aprenda a técnica com a mão mais forte.

  4. Toque estudos especialmente projetados pelos grandes compositores para desafiar a mão esquerda ou as duas mãos igualmente. Comece essa prática uma vez que tenha alcançado o nível avançado. Por exemplo, estude os Estudos de Chopin, como o Opus 10, Número 3, Número 12 (Revolucionário), Opus 25, Número 1 e Opus 25, Número 8, dentre outros. Pratique devagar a princípio, cada mão separadamente; deixe a mão direita ensinar a esquerda. Com prática paciente, você aprenderá um bom controle da mão esquerda.

Loading...

Dicas

  • Você pode conseguir partituras grátis de Chopin, inclusive de alguns dos Estudos, em 8notes.com

Aviso

  • Não se sobrecarregue. Gieseking e Leimer salientam a importância de relaxamento completo e descansos frequentes durante a prática de piano. Não se arrisque a machucar a mão.

O que você precisa

  • "O pianista virtuoso", de Hannon
  • Estudos de Chopin e obras similares

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...