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Como aprender a dançar balé em casa

Se antigamente ele deveria ser iniciado na infância, o balé mostrou ser democrático e tem atraído pessoas de todas as idades. Nos últimos anos, o balé definitivamente ficou na moda e tem sido muito procurado por aqueles que buscam uma atividade física alternativa, sem a monotonia das academias. Existem alguns exercícios de balé que podem ser feitos em casa, o que é uma boa notícia, se você não tiver tempo ou dinheiro para se matricular em uma academia de dança. Veja neste artigo como aprender a dançar balé em casa.

Instruções

Alguns exercícios de balé podem ser feitos em casa (Photodisc/Digital Vision/Getty Images)
  1. Em primeiro lugar, aprenda a postura que toda bailarina deve ter, que é admirada por todos. Pense em "colocar" o umbigo nas costas, "abrir" o peito, baixar o ombro, alongar o pescoço e respirar.

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  2. Um passo muito bom para ser trabalhado em casa é o "elevé". Fique com os pés na primeira posição do balé, abertos e encostandos os calcanhares uns nos outros. Para facilitar, você pode pôr a mão na cintura ou apoiar as mãos em uma cadeira, como se fosse a barra de balé. Vá subindo e descendo na meia-ponta. A meia-ponta é aquela posição dos pés em que ficamos quando nos esticamos para pegar algo em um local mais alto.

  3. Outro passo que pode ser trabalhado em casa é o "souplesse". Com os pés e os braços na primeira posição, inspire e vá soltando o ar, enquanto desce o corpo, até chegar com as mãos próximas ao chão, e relaxe a cabeça. Suba alongando o corpo e voltando para a posição ereta. A primeira posição dos braços no balé é aquela em que são erguidos em cima da cabeça, formando uma espécie de círculo.

  4. Dois passos muito importantes no balé são o "demi-plié" e o "grand-plié". O "demi-plié" consiste em fazer a meia-flexão das pernas. Você deve flexionar os joelhos no máximo que conseguir sem, no entanto, retirar os calcanhares do chão. Lembre-se de manter os joelhos alinhados com as pontas dos dedos dos pés. O "grand-plié" é a grande flexão das pernas que se consegue flexionando os joelhos ao máximo, o que acaba provocando a retirada dos calcanhares do chão. Lembre-se de se apoiar em algo, como uma cadeira.

  5. Um passo bastante utilizado no balé, tanto por iniciantes como por bailarinos experientes, é o "rond de jambe". Neste passo, você deve ficar com uma perna ereta e faz movimentos em círculos com a outra perna, lembrando que as pernas precisam ficar esticadas.

    O "rond de jambe" pode ser feito deslizando o pé pelo chão, que é chamado de "rond de jambe par terre", ou então fazendo movimentos com a perna em círculos pelo ar, que é o "rond de jambe en l’air". Lembre-se de se apoiar em algo, como uma cadeira.

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Dicas

  • Se quiser, pode-se assistir a vídeos sobre balé na internet.

Aviso

  • Fique atento sempre à postura, mantendo joelhos, ombros e pés alinhados. Respeite os seus limites e não force demais as articulações, para não correr o risco de se lesionar.

O que você precisa

  • Sapatilha meia-ponta ou meia soquete
  • Collant e meia-calça ou uma roupa confortável
  • Elástico para o cabelo
  • Cadeira, para servir de apoio

Referências

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