×
Loading ...

Como aprender kung fu Wing Chun

Atualizado em 17 abril, 2017

O kung fu Wing Chun foi inventado por uma mulher. Logo é uma arte marcial ideal para aqueles de pequena estatura. Isso pode ter sido o que atraiu Bruce Lee - na época magro e com pouco menos de 1,70 m - a essa arte durante seus anos de adolescência em Hong Kong. Apesar de ter origens que datam até 300 anos atrás, o Wing Chun permanece um meio de autodefesa viável e eficaz até hoje. É sempre melhor aprender qualquer arte marcial sob a formalidade de um 'dojo' e a tutela de um instrutor. Porém, se isso não é possível, você pode aprender técnicas básicas de Wing Chun sozinho.

Instruções

Um praticante de kung fu em forma (Chinese Kongfu image by huaxiadragon from Fotolia.com)

    Aprendendo Wing Chun kung fu

  1. Adquira algum material de treinamento como livros ou DVDs instrucionais. Estes podem estar disponíveis na sua biblioteca. Mais provável, irá encontrá-los numa loja de artes marciais especializada. Livros e DVDs sobre Wing Chun são uma boa maneira de aprender o básico.

    Loading...
  2. Crie um espaço para treinar. Se você não está estudando num 'dojo' pode ser melhor treinar no seu quintal ou em algum parque próximo. O Wing Chun envolve chutes e técnicas de socos em rápida sequência. A menos que você esteja usando DVDs ou sites como material de treinamento, provavelmente é melhor treinar do lado de fora.

  3. Comece com os fundamentos. Aprenda uma base Wing Chun básica. Aprenda a executar o chute frontal Wing Chun, que é basicamente acertar algo com o calcanhar horizontalmente. Aprenda a dar o famoso soco frontal Wing Chun com força e convicção. Assim que tiver adquirido um bom conjunto de técnicas fundamentais, será possível passar para outras mais avançadas.

  4. Prepare o seu cavalete de treino Wing Chun num lugar onde você possa se mover em volta dele. Treine bloquear e acertar o aparelho lentamente no começo. Procure se focar em precisão e ir adquirindo velocidade conforme progride. Diziam que Bruce Lee treinando num cavalete Wing Chun soava como uma metralhadora disparando. Esse é o nível que desejamos, mas comece de onde você está e trabalhe gradualmente para melhorar sua velocidade e precisão.

Loading...

Dicas

  • Ter um bom preparo físico em geral irá fazer de você um melhor artista marcial. Correr, levantar pesos e nadar irão contribuir para seu preparo cardiovascular e força. Isso irá aumentar sua capacidade de aprender e realizar qualquer tipo de técnica em artes marciais.

Aviso

  • Lembre-se de se aquecer antes de fazer qualquer atividade relacionada a artes marciais. Também lembre-se que o kung fu Wing Chun contém técnicas que podem ferir alguém seriamente. Se você treinar com um parceiro, seja respeitoso e cuidadoso.

O que você precisa

  • Materiais de treinamento como livros, DVDs ou sites
  • Roupas de treino folgadas
  • Um espaço para treino com aproximadamente 10 m²
  • Um colega de treino
  • Um cavalete de treino Wing Chun

Referências

Loading ...
Loading ...