Como aprender a ler expressões faciais

Escrito por lisa quinlan | Traduzido por morgana nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aprender a ler expressões faciais
O que ela está realmente dizendo? (expression face of the actor on a whrite background image by Christophe Fouquin from Fotolia.com)

Ler expressões faciais é importante para o sucesso social. A incapacidade de ler estes sinais é uma deficiência conhecida, como visto naqueles com o distúrbio da síndrome de Asperger. Mas para as pessoas normais, aprender a traduzir e apreender os significados das diferentes expressões faciais pode ajudar a determinar as necessidades das outras pessoas e promover a verdadeira comunicação.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Lendo expressões faciais: Os olhos

  1. 1

    Aprenda as diferentes formas de expressão facial. Comece com o alicerce de noções básicas: com o que a raiva, nojo ou surpresa se parecem? Perceba que aquele alicerce de leitura facial é discernir que as palavras sendo ditas podem não necessariamente refletir as verdadeiras emoções internas.

  2. 2

    Assista a filmes estrangeiros para construir suas habilidades de leitura facial. Estude como os atores respondem às diferentes atividades e situações. Essa é uma maneira de "ver" cada emoção, porque - a menos que o filme seja legendado - você se concentrará nos sinais não-verbais ao invés do diálogo.

  3. 3

    Entenda o significado do princípio "Está nos olhos." Para muitas pessoas, os olhos revelam as emoções por trás das palavras. Mesmo se a pessoa estiver com raiva e a esconder com palavras educadas, franzindo o cenho - com os olhos direcionados para baixo - ela pode passar uma impressão diferente. O mesmo acontece com o sorriso de uma pessoa triste tentando esconder suas lágrimas em público, mas está desviando o olhar. Aprenda a ler essas pistas.

    Lendo expressões faciais: O rosto

  1. 1

    Analise as expressões faciais que significam emoções de felicidade - incluindo pessoas com um amplo olhar aberto, que se movem para mais perto, mostram um sorriso espontâneo ou relaxam as sobrancelhas. Mexer no cabelo é um sinal positivo para as mulheres. Igualmente, é sentar-se ereto e estender a mão com um sorriso sincero - isso mostra que a pessoa está receptiva, não se fechando em si mesma. O contato visual é maior e as mãos estão abertas.

  2. 2

    Ouça cuidadosamente qualquer palavra que for dita, mas examine o corpo em geral e a linguagem facial - como dentes cerrados, olhos penetrantes e raivosos ou boca presa e contraída. Algumas pessoas possuem tiques sutis que pioram sob estresse.

  3. 3

    O medo nos rostos pode ser discernido, mesmo em um nível sutil - pupilas dilatam, a respiração da pessoa se tornará mais profunda, a boca se abrirá mais para pegar ar e os olhos vaguearão muito mais do que o habitual.

    Lendo expressões faciais: Escondendo emoções

  1. 1

    Esteja ciente de que as pessoas escondem muitos dos seus reais sentimentos sob um discurso social de tentar proteger os outros de emoções negativas até uma decepção absoluta. Frequentemente, as palavras não coincidem com as emoções que estão sendo transmitidas.

  2. 2

    Procure olhares excessivamente intensos - sobrecompensação, piscadas rápidas ou um pequeno sorriso afetado no rosto - as crianças, especialmente, não conseguem deixar de sorrir um pouco ao pensar que estão "se safando". Mentirosos também evitam o contato visual direto ou sobrecompensam olhando você nos olhos para assegurar-lhe a sua "sinceridade".

  3. 3

    Saiba como a linguagem corporal se reflete nas expressões faciais. Muitas posições do corpo dizem mais do que a pessoa está falando. Por exemplo, cruzar os braços sobre o peito - mesmo enquanto sorri e diz palavras bonitas - é uma conhecida posição "em guarda". A postura oposta, então, é alguém sentado com as pernas espalhadas, largado em uma posição relaxada.

Dicas & Advertências

  • Há muitos testes online nos quais você pratica o discernimento de expressões faciais (ver seção de Recursos).
  • Fique atento para não encarar muito fixamente ao procurar ler as expressões faciais de alguém - eles podem não gostar da sua!
  • Cuidado com os sociopatas, que podem ser muito mais hábeis em esconder emoções verdadeiras e manipular expressões faciais. Muitas vezes, esse excesso de compensação se traduz em falta de afeto (emoção).

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível