Como aprender a arte do mentalismo

Escrito por robert vaux | Traduzido por ricardo guardati
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aprender a arte do mentalismo
Os mentalistas agem de forma parecida com os mágicos (Magician image by patrimonio designs from Fotolia.com)

O Mentalismo é uma arte muito semelhante à mágica de palco, em que o artista finge habilidades sobrenaturais, como premonição e leitura da mente. Algumas dicas básicas podem desvendar seus segredos e permitir que você imite os melhores mentalistas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Aprenda a arte da leitura fria: captando sinais e símbolos que podem dizer algo sobre um sujeito antes dele abrir a boca. Por exemplo, se vir um anel de casamento em sua mão, pode deduzir que ele é casado, ou ao ver vermelhidão ao redor dos olhos, pode deduzir que ele esteve chorando recentemente. Esses são indicadores muito simples: um bom mentalista pode ler uma grande variedade de pequenos sinais para inferir todo tipo de detalhes, fazendo-o parecer premonitório ou na posse de uma segunda visão.

  2. 2

    Desenvolva um código para a visão de olhos vendados ou utilize um com o qual já esteja familiarizado. Esse ato de mentalismo requer um assistente que se mova pela do público e pegue objetos oferecidos pelas pessoas, enquanto o mentalista senta no palco com os olhos vendados. O assistente pede ao mentalista que diga o que vê, e ele descreve o objeto perfeitamente. O truque é feito por um código secreto muito complicado: as palavras exatas que o assistente usa para fazer a pergunta dá a resposta. Por exemplo, "o que estou segurando na minha mão agora?" pode significar um relógio, enquanto "você pode olhar em minha mente e ver o que é isso?" pode significar uma caneta. Os melhores mentalistas vendados usam códigos incrivelmente complicados que revelam detalhes minuciosos sobre o objeto em questão. Tanto o mentalista quanto o assistente devem memorizar o código inteiro para que o truque funcione.

  3. 3

    Descubra os segredos da pergunta no envelope. Nesse ato, um membro da plateia escreve uma pergunta em um pedaço de papel e o coloca em um envelope. O mentalista responde à pergunta sem abrir o envelope, e logo mostra que estava certo quando o envelope é aberto. O truque é basicamente o mesmo da velha mágica das oito bolas. O mentalista simplesmente fornece uma resposta vaga o suficiente para se adaptar a várias perguntas. Como o truque com os olhos vendados, isso requer mais trabalho do que parece. As respostas devem parecem corretas e ainda serem vagas o suficiente para encaixar com qualquer pergunta. Um bom mentalista prepara centenas de tais "respostas", então as varia em cada envelope.

  4. 4

    Saiba como identificar um objeto escondido. Nesse truque, o mentalista mostra um objeto -- uma grande quantidade de dinheiro, por exemplo, ou um relógio caro -- e pede ao público para escondê-lo com alguém no auditório. Então deixa o palco, com uma testemunha para garantir que ele não está "roubando", enquanto guardam o objeto. Ao voltar, ele é capaz de detectar a localização exata do objeto. O segredo é uma variação da leitura fria. Quem quer que estiver segurando o objeto está muito ciente disso e dá sinais reveladores sem falar: tentar parecer indiferente, por exemplo, ou deliberadamente evitar fixar os olhos no mentalista. Os outros membros da audiência ajudam ao olhar para a pessoa com o objeto e com atos similares. O mentalista pode até deduzir a localização do objeto, observando a linguagem corporal da pessoa: observando mudanças na posição ou olhares para o local em questão. Se o mentalista sabe o que procurar, parece que a pessoa está agitando os braços e gritando, "está no meu casaco!".

Dicas & Advertências

  • Muitos truques mentalistas podem ser realizados com ajuda de técnicas: um auricular com um assistente no outro lado do palco, por exemplo, ou um envelope falso que permite ver através dele. No entanto, tais componentes correm um maior risco de serem descobertos e podem arruinar a essência do ato. Um bom mentalista deve ser capaz de realizar truques com nada mais do que percepção e muita preparação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível