Como aprender piano para iniciantes

Escrito por lauren vork | Traduzido por bruno medeiros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aprender piano para iniciantes
Aprenda os passos básicos do piano (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

O piano é um dos instrumentos musicais mais versáteis, sendo essencial em muitos estilos de música e, enquanto a excelência em piano requer anos de estudo e prática, um iniciante pode aprender sua base com um estudo independente, o que inclui a localização das teclas e como ler uma partitura.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Aprenda os princípios de entonação musical. Toda música ocidental é tocada em uma pauta (ou pentagrama), que é uma série de cinco linhas horizontais usadas para indicar o tom. A entonação é determinada por qual linha ou espaço de uma pauta na qual está a cabeça de uma nota (pequenos símbolos redondos, geralmente com uma prolongação). Quanto mais alta estiver a cabeça da nota na pauta, mais alto é o tom.

  2. 2

    Familiarize-se com a chave — duas linhas de pautas que são tocadas ao mesmo tempo, uma com a mão direita, e outra com a mão esquerda. A mão direita geralmente toca na clave de Sol, cujas notas são (de baixo para cima), E, G, B, D, F (Mi, Sol, Si, Ré e Fá) nas linhas, e F, A, C, E (Fá, Lá, Dó e Mi) nos espaços. A mão esquerda toca na clave de Fá, cujas notas são E, G, B, D, F (Mi, Sol, Si, Ré e Fá) nas linhas, e A, C, E, G (Lá, Dó, Mi e Sol) nos espaços. Se houver linhas suplementares, as linhas ou espaços seguem o padrão alfabético para baixo ou para cima. Note que o alfabeto musical vai até a letra G, começando, novamente, em A.

  3. 3

    Sente-se no banco de seu piano com a postura correta — ereto, mas relaxado —, posicionado ao centro do teclado. Levante suas mãos e coloque-as sobre o teclado com os cotovelos para baixo, e sempre imagine um pouco de peso nos seus braços, levantando-os somente o necessário para tocar as notas. Encolha os seus dedos de modo a que seus polegares alcancem o teclado confortavelmente, relaxando sempre os seus ombros.

  4. 4

    Descubra onde as notas estão no piano. Se você tem um piano completo de 88 teclas (todos os pianos autênticos o são), a primeira nota na extremidade esquerda é Lá. Independentemente do tipo de piano, a nota mais importante para um iniciante está localizada no centro do teclado: o Dó central. Esta nota é uma tecla branca localizada bem ao lado esquerdo das duas notas pretas mais centrais do teclado. Todas as outras notas que seguem este mesmo padrão também são Dó, mas em oitavas diferentes (significando que soarão similarmente, mas mais graves ou agudas). O Dó central aparece na primeira linha suplementar abaixo da pauta com clave de Sol e na primeira linha acima da pauta com clave de Fá.

  5. 5

    Opere os pedais com seu pé direito. Repouse o seu pé esquerdo e pressione o seu calcanhar no chão, usando o seu pé como uma "alavanca" para pressionar os pedais. O piano tem três pedais (pianos elétricos podem ter menos) utilizados para criar diferentes efeitos musicais. O pedal mais à direita é chamado de pedal "sustain", e é usado para dar ao piano um som mais prolongado, com um pouco de eco. O pedal central é o abafador, ou "sostenuto". Este pedal é utilizado para suavizar o volume geral do piano, abafando as notas. O pedal mais à esquerda é o pedal surdina, ou "una corda". Ele aproxima os martelos internos do piano às cordas correspondentes a cada nota, e assim, faz com que o som seja mais suave.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível