×
Loading ...

Como aprender a plantar bananeira

Atualizado em 22 novembro, 2016

Plantar bananeira, ou se apoiar nas mãos de cabeça para baixo, é uma habilidade básica para ginastas iniciantes, assim como para quem pratica artes marciais. Isso também é um exercício útil para fortalecer todo o corpo, dar coordenação e equilíbrio. Se você estiver ajudando a seu filho a aperfeiçoar a as habilidades para um teste, ou se for um adulto que quer vencer esse desafio, a chave é praticar bastante.

Instruções

Plantar bananeira é uma habilidade divertida que pode ajudar seu equilíbrio e coordenação (handstand auf der duna du pyla image by Falkenauge from Fotolia.com)
  1. Saiba se seu corpo consegue ficar na posição correta. Encoste as costas em uma parede e curve o corpo, colocando as mãos sobre o chão na distância que for confortável. Abra os dedos para ajudar a distribuir o peso do corpo. Eleve lentamente os pés pela parede. Se possível, aproxime as mãos da parede ao subir com os pés.

    Se for desconfortável ficar na posição de plantar bananeira, ou se você não tiver a força suficiente no tronco para manter essa posição, continue o exercício todos os dias até ficar confortável. Quando puder fazer isso facilmente, passe para o próximo exercício.

    Loading...
  2. Fique de frente para a parede. Com as mãos no chão a cerca de 15 centímetros da parede, posicione-se como se estivesse prestes a começar uma corrida. Uma perna deve estar esticada para trás e a outra dobrada. Apoie-se na perna dobrada e levante as pernas em direção à parede. Não se preocupe em fazer muita força, porque a parede impedirá que você caia. Mantenha essa posição pelo máximo de tempo possível, se apoiando na parede.

  3. Continue a treinar na parede, tentando se equilibrar e alinhar o corpo. Experimente usar sapatos retos e pontudos, mantendo a espinha reta ou levemente curvada com o peso distribuído entre as mãos.

    Quando encontrar seu equilíbrio, tente afastar os pés da parede para se apoiar sozinho. Depois, tente ir para a posição sem precisar se firmar na parede. Você estará pronto para passar ao próximo exercício quando não depender mais da parede.

  4. Comece a plantar bananeiras em uma área aberta. Se sentir que está caindo, encoste o queixo no peito e saia com uma cambalhota. Isso evitará ferimentos enquanto você aperfeiçoa sua técnica. Continue praticando até conseguir subir e manter a posição.

Loading...

Dicas

  • Se for mais confortável, coloque um tapete na sua frente para absorver uma possível queda.

Aviso

  • Nunca tente seguir em frente se ainda não tiver aperfeiçoado o passo anterior. Você pode se machucar gravemente se não estiver pronto.
  • Tenha bastante espaço para levantar as pernas e espaço nos lados, caso você caia para um dos lados. Cair pode machucar, mas cair sobre um móvel é ainda pior.

Referências

Loading ...
Loading ...