Como aprender os símbolos de antigos hieróglifos egípcios

Escrito por kay tang | Traduzido por pina bastos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aprender os símbolos de antigos hieróglifos egípcios
Hieróglifos do Egito antigo (egyptian hieroglyphics image by Albo from Fotolia.com)

Inventados em 3000 a.C., os hieróglifos são uma linguagem pictórica usada pelos antigos egípcios. Antes dos anos 1800, os estudiosos acreditavam que cada imagem, como a de um pássaro ou um sol, representava um conceito, segundo o International World History Project. Em 1799, estudiosos franceses descobriram a Pedra de Rosetta, uma placa com o mesmo conteúdo escrito em três escritas diferentes: demótica, grega e hieroglífica. Vinte anos depois, um jovem egitologista, Jean-François Champollion, decifrou o código e designou valores fonéticos para as imagens. Para interpretar hieróglifos, você precisa participar de um robusto programa de idiomas que inclua cursos de egípcio antigo, médio e moderno, demótico e copta.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Recursos online, como o Neferchichi's Tomb (ver Referências) oferecem uma rápida visão geral dos hieróglifos. Nesse site, você pode combinar os símbolos egípcios antigos com sons familiares em línguas como o inglês ou o português. O "b" de bebê é representado pela metade de baixo de uma perna apontando para a esquerda. O site também explica como os egípcios agrupavam imagens para formar palavras. No entanto, o site não oferece instruções de compreensão da língua, como lições de vocabulário ou de gramática. Seja cuidadoso ao examinar esse tipo de site. O que você está aprendendo é como escrever palavras em inglês ou português usando símbolos egípcios, de maneira grosseira. Essa atividade não equivale a aprender a língua dos hieróglifos.

  2. 2

    Leia sobre a história dos hieróglifos em sites sobre história, arte e arqueologia dedicados ao Egito antigo. O International World History Project oferece uma explicação mais ampla sobre o sistema hieroglífico egípcio, suas características gerais e sua forma. Por exemplo, esse projeto descreve dois tipos de glifos egípcios, fonogramas e ideogramas. Enquanto os fonogramas representam sons, os ideogramas representam ideias. Os antigos egípcios costumavam usar uma combinação dos dois grupos, colocando o fonograma antes de um ideograma para avisar o leitor a respeito do contexto ou do significado dos símbolos. Novamente, esse tipo de pesquisa fornece apenas uma visão superficial dos hieróglifos.

  3. 3

    Faça um curso de extensão ou uma especialização em egiptologia para aprender sobre hieróglifos. Segundo o "Guide to College Majors" da Princeton Review, um exemplo de currículo acadêmico incluiria cursos introdutórios em egípcio copta, demótico e tardio. Estude arte e arquitetura, literatura, religião, magia, história e arqueologia egípcias, além de uma seleção de textos hieroglíficos do Médio Egito. Adquira fluência em pelo menos um dos quatro idiomas seguintes: latim, grego, alemão ou francês. Um segundo idioma o capacitará a ler textos acadêmicos. São poucos os cursos de extensão que oferecem uma especialização em egiptologia. Nos Estados Unidos, cursos sobre egiptologia ocorrem no nível da graduação. No entanto, você pode fazer especializações em Estudos do Oriente Próximo.

  4. 4

    Matricule-se em um programa de graduação em egiptologia. Segundo o The Fitzwilliam Museum, os melhores programas nos Estados Unidos são oferecidos pelas Universidades de Chicago, Yale, Pennsylvania e também pela New York University, University of California, Berkeley e Los Angeles. Indague a respeito de programas sobre egiptologia em universidades britânicas e europeias. Por exemplo, o Griffith Institute, na Oxford University, é especializado em egiptologia e Estudos sobre o Oriente Próximo Antigo. O Instituto ostenta o maior arquivo especializado em egiptologia do mundo. Esse arquivo inclui cadernos de notas, esboços, aquarelas e cópias heliográficas de monumentos egípcios e muito mais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível