×
Loading ...

Como aprender os símbolos da escrita estenográfica

Em nossa era moderna, com aparelhos gravadores digitais, a estenografia não é mais ensinada nas escolas. Entretanto, ela pode ser útil. Estenografia é o modo mais rápido de escrever palavras e frases usando o menor número de movimentos de lápis ou caneta. Trata-se de uma forma excelente de tomar notas onde aparelhos eletrônicos são proibidos. Suas aplicações mais comuns são para as secretárias ao tomarem nota de textos ditados e jornalistas no registro de informações.

Instruções

Antes dos dictaphones e das transcrições digitais, a estenografia era um conhecimento necessário nos escritórios (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Adquira um livro de instruções para iniciantes, um caderno para estenografia e uma boa caneta esferográfica. Existem vários tipos de estenografia. O tipo tradicional, ensinado a muitos alunos do nível médio nos anos 60, é a estenografia Gregg. Ela utiliza parte dos traços originalmente representativos de determinada letra para designá-la. Traços unitários são utilizados para designar ditongos e encontros consonantais, também são utilizados símbolos, os chamados taquigramas, neste caso para palavras inteiras. Nos anos 90, um sistema chamado "speed script" foi criado, trazendo como novidade um conjunto de abreviaturas em vez de símbolos. Acreditou-se que o sistema era mais fácil de se aprender. Uma visão mais moderna, chamada de estenografia contemporânea, parece combinar princípios dos dos sistemas. A publicidade desse sistema diz que você aprenderá estenografia em poucas horas. Por uma questão de simplificação, este artigo abordará a estenografia Gregg.

    Loading...
  2. Dedique pelo menos 30 minutos por dia para exercitar a estenografia. O manual Gregg de estenografia é dividido em seções, todas sequenciais. Parte do processo de aprendizado da estenografia está em habituar a sua mão a mover-se naturalmente na página sem pensar e aprender a ler o que você escreveu apenas depois de escrito. Se você não tem recursos para comprar um manual, ou não consegue encontrar um, Andrew Owen disponibilizou o método tradicional Gregg online. Entretanto, um livro em papel permitirá que você faça anotações enquanto estuda.

  3. Pratique tomar notas de ditados. Adquira um livro de ditados que possua os arquivos de som ou visite a página Stenospeed (em inglês) e pratique para melhorar sua acurácia e velocidade. Os arquivos de som também podem ser usados para treinar transcrição e serviço de escrivão.

  4. Continue praticando e adquirindo fluência. Um bom estenógrafo deve ser capaz de tomar nota de um ditado em uma velocidade de pelo menos 120 palavras por minuto. Mesmo que você não chegue a este nível de proficiência, a estenografia poderá ajudar a tomar notas de aula, anotar recados telefônicos e manter registros de atividades. Pratique a leitura e a transcrição estenográfica, assim como a sua escrita. Poderá ser bastante embaraçoso não ser capaz de ler as suas próprias notas!

Loading...

O que você precisa

  • Livro de instruções em estenografia
  • Caderno com espiral no topo, pautado para estenografia
  • Caneta esferográfica
  • Material gravado para ditado

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...