Como aprender a ter ouvido absoluto

Escrito por jason jensen | Traduzido por alexandre amorim
Como aprender a ter ouvido absoluto
O piano é um excelente instrumento para usar quando estiver fazendo exercícios de altura (Piano image by Guillaume BAUDRY from Fotolia.com)

O ouvido absoluto é a habilidade de distinguir tons musicais claramente. Pessoas com essa característica podem ouvir qualquer tom musical e reconhecer imediatamente que nota é. Eles ainda conseguem reconhecer acordes musicais e ouvir as notas em separado que compõem uma harmonia. A maior parte das pessoas que possuem ouvido absoluto nasceram com ele. Entretanto, isso não significa que não se pode aprendê-lo. Treinar seu ouvido musical para distinguir claramente os tons musicais leva anos de prática e bastante dedicação.

Instruções

  1. 1

    Escolha qualquer nota e tente cantá-la de memória, toque essa nota em seu instrumento para ver o quão perto chegou. Tente outra nota. Esse é um exercício para ajudá-lo a começar a memorizar o som único de cada nota. Repita esse passo sem parar.

  2. 2

    Toque uma nota em seu instrumento e escute-a atentamente. Feche seus olhos e continue tocando a nota sem parar. Focalize nas qualidades específicas que ouvir na nota que faz sua altura única. Para aprender a diferença entre verde e vermelho, foi preciso ver um exemplo de cada uma das cores e então, ser informado de que eram diferentes. Com as notas musicais é a mesma coisa. É preciso treinar seu ouvido para saber a diferença entre as notas escutando cuidadosamente cada nota sem parar e observando as suas diferenças.

  3. 3

    Toque uma nota em seu instrumento, e tente combinar com a altura da sua voz. Não importa se você não for um cantor. Isso ajudará a internalizar a nota.

  4. 4

    Feche seus olhos e imagine o som da nota em sua mente. Tente realmente ouvir a altura em sua cabeça. Da mesma forma que uma pessoa pode fechar seus olhos e visualizar uma imagem, uma pessoa pode fechar seus olhos e escutar uma nota; apenas requer prática. Cante a nota que estiver tentando ouvir em sua cabeça e verifique-a com seu instrumento.

  5. 5

    Tenha aulas de canto. Mesmo se não quiser ser um cantor, esse exercício o ajudará a aprender a altura perfeita. Técnicos vocais ensinarão como internalizar e memorizar uma melodia, o que é um aspecto importante do desenvolvimento do ouvido absoluto.

Dicas & Advertências

  • Combine todo tom com a sua voz. A qualquer hora que ouvir um som que soe musical, como um badalar de porta, uma buzina de carro, etc., tente cantar de acordo com seu tom. Tons musicais estão ao nosso redor. Tire vantagem dessa prática.

O que você precisa?

  • Um instrumento musical

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível