Como se apresentar aos novos clientes

Escrito por amy kniss | Traduzido por marcela machado
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Como se apresentar aos novos clientes
As introduções adequadas abrem o caminho para uma relação comercial produtiva

Se você acha que se apresentar aos novos clientes é apenas uma questão de senso comum, pode se surpreender. As apresentações adequadas ajudam a estabelecer uma relação profissional confiável e produtiva. É importante que todos os membros de sua empresa saibam a maneira adequada para fazer apresentações aos clientes.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Inicie a apresentação. Caso seja o intermediador da reunião, o primeiro a receber o cliente ou a pessoa responsável por acompanhar o cliente, comece apresentando-se. Dependendo do nível de formalidade de seu local de trabalho e das circunstâncias, será possível se apresentar com seu sobrenome e pronome de tratamento (isto é: "Olá, sou o Sr. Moreira, diretor operacional) ou dizer seu primeiro nome e falar um pouco sobre sua função na empresa. É importante que você apresente a si mesmo e seus colegas ao cliente, e não o contrário.

  2. 2

    Faça um discurso neutro ao apresentar a si mesmo ou seu colegas a um novo cliente. Faça as apresentações conforme o status profissional de cada pessoa, independentemente do sexo. Neste caso, se uma mulher tiver um cargo superior a um homem, apresente o homem à mulher, e não o contrário. Isso difere das apresentações sociais tradicionais, nas quais as mulheres são sempre apresentadas aos homens, independentemente de suas realizações ou status profissional.

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    Priorize o status profissional. Os indivíduos com nível profissional mais baixo devem ser apresentados aos de status superior, demonstrando consideração e respeito. No entanto, lembre-se de que, ao fazer uma apresentação a um novo cliente, este sempre está na posição mais alta, já que ele é o dono do dinheiro. Em uma reunião, você deve começar apresentando ao cliente a pessoa com o nível mais alto em primeiro lugar e, depois, apresentar os demais seguindo a ordem hierárquica de seus cargos.

  4. 4

    Siga as normas culturais para estabelecer contato físico. Nos EUA, um aperto de mão é o modo tradicional para se consumar uma apresentação. Estenda sua mão ao cliente e ofereça um aperto de mão firme, mas não doloroso, segurando a mão do cliente por, no máximo, três movimentos de braços.

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    Não fale depressa e sorria demais ao realizar sua apresentação. Nenhum cliente quer sentir que você está ocupado demais para ele ou que a experiência de seu encontro com ele seja desagradável. Fazer uma pergunta geral também é uma boa maneira para deixar o cliente à vontade, mas fazer perguntas específicas sobre sua experiência profissional ou setor mostrará que você separou alguns minutos para saber um pouco mais sobre ele.

Dicas & Advertências

  • Caso esteja fazendo uma apresentação a um novo cliente em um país estrangeiro, pesquise os cumprimentos comuns antes de ir à reunião. Se não tiver certeza sobre o procedimento adequado, pergunte ao seu superior.
  • Certifique-se de ter escovados os dentes e lavado as mãos antes de se encontrar com um cliente.
  • Fale claramente e utilize um tom de voz agradável.

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