Como se apresentar ao cliente antes de tentar vender

Escrito por lee nichols | Traduzido por letícia oliveira
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Como se apresentar ao cliente antes de tentar vender
O vendedor não deve cumprimentar o cliente informalmente até conhecê-lo bem (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não importa se o produto que vender é de ótima qualidade: a primeira impressão que o cliente tem de você afetará sua habilidade de realizar a venda. Uma pesquisa feita pelo Grupo Brooks mostra que menos de 15% dos clientes têm uma visão positiva dos vendedores, não importa qual seja o produto. Isso significa que você já entrou na batalha antes mesmo de abrir a boca. Apresente-se ao cliente de uma forma que superar o problema das ideias negativas que já vêm à mente dele antes da venda.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Prepare-se com antecedência para receber um cliente, escrevendo de que forma pretende se apresentar. Use o nome dele ao menos duas vezes, para memorizar. Faça com que o cliente também decore o seu nome, mencionando-o duas vezes. Por exemplo: "Olá Sr. Oliveira, o meu nome é João, João Silva. Prazer em conhecê-lo, Sr. Oliveira".

  2. 2

    Pratique se apresentando para amigos antes de iniciar o trabalho com o cliente. Peça a eles que façam críticas construtivas sobre sua atuação.

  3. 3

    Observe sua própria linguagem corporal quando estiver praticando com as pessoas que conhece. Normalmente, ficamos mais descontraídos quando conversamos com amigos. Prestar atenção ao seu aperto de mão, postura e tom de voz irá ajudá-lo a demonstrar descontração ao se apresentar aos clientes.

  4. 4

    Fique atento à linguagem corporal e comportamento do cliente quando estiver se apresentando. Se ele parecer agitado ou apressado, considere entregar somente um cartão e perguntar se poderá contatá-lo em outro momento.

  5. 5

    Mantenha certa distância física do consumidor ao se apresentar. Fique perto o suficiente para se inclinar levemente e apertar sua mão, mas não se aproxime demais, pois ele poderá dar um passo para trás ou disfarçar olhando para o outro lado.

Dicas & Advertências

  • Se o cliente estiver olhando-o nos olhos é sinal de que está sendo receptivo, porém se demonstrar nervosismo durante a sua apresentação ou parar de fazer contato visual, espere um pouco para iniciar a venda.
  • Não coloque uma das mãos no ombro do cliente durante o aperto de mãos. Você poderá perder uma venda por ter invadido o espaço pessoal dele.

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