Mais
×

Como apresentar um gatinho a um gato macho adulto doméstico

Atualizado em 20 julho, 2017

Assim como as pessoas, cada gato tem uma personalidade única. A introdução bem sucedida de um filhote a um gato adulto depende dos traços de caráter de cada um. Por isso, não há garantias. O gênero do gato não é muito importante. Na verdade, deve ser mais fácil apresentar um filhotinho novo a um macho adulto, principalmente se ele tiver sido castrado. Os gatos machos são mais plácidos do que as fêmeas.

Instruções

Um filhote de gato é a adição mais fofa à família (kitten image by Radoslav Lazarov from Fotolia.com)
  1. Esfregue um pano limpo perto das bochechas do filhote de gato para pegar o seu cheiro individual. Deixe o gato adulto cheirar e observe como ele reage. Se ele estiver relaxado e curioso, encare isso como um bom sinal. Se ele ficar fora de si, você tem a certeza de que esse gatinho em particular não é para você. Em seguida, esfregue as bochechas do seu gato com o mesmo pano e deixe o filhote cheirá-lo. Observe as reações. Faça isso várias vezes até que o aroma dos dois gatos se misture.

    Seja cuidadoso se um filhote precisar ser apresentado a um gato adulto (kitten image by Annika from Fotolia.com)
  2. Prepare a sua casa com difusores "Feliway". Feliway é um feromônio que faz com que os gatos se sintam seguros. No dia em que o filhote chegar, coloque os difusores estrategicamente por toda a casa para manter o estresse a um nível mínimo. Coloque a transportadora com o gatinho na frente do seu gato estabelecido e, mais uma vez, observe as reações. Se ambos parecerem curiosos e amigáveis, esse é um ótimo sinal. Eles provavelmente irão tornar-se amigos muito rapidamente e você pode deixá-los brincar juntos, supervisionando-os primeiro. Dê ao seu gato adulto atenção e petiscos extras. Dessa forma, ele não sentirá ciúmes e associará o gatinho com algo agradável.

  3. Apresente-os de forma mais gradual se o macho adulto não estiver muito impressionado. Coloque o filhote em um quarto isolado com comida, água e uma caixa de areia. Continue a tirar o seu cheiro do rosto com um pano e esfregá-lo no gato adulto. Alimente-o com petiscos enquanto faz isso. Faça o mesmo com o gato menor. Eventualmente, ambos devem se acostumar com o cheiro um do outro. Espalhe uma trilha de petiscos até a porta do quarto do filhote. Enquanto o gato adulto as devora, ele aprenderá a vincular o gatinho a uma experiência agradável. Mantenha essa rotina por duas a quatro semanas.

    Trocar cheiros é a melhor maneira de apresentar dois gatos (cats image by Maksym Dyachenko from Fotolia.com)
  4. Deixe a porta do quarto do filhotinho ligeiramente aberta e dê a oportunidade dos dois gatos se cheirarem. Recompense-os com vários petiscos e carinhos, principalmente o macho adulto. Supervise-os durante o primeiro contato. Tenha alguns brinquedos em forma de varas de pesca prontos para desviar o estresse. Observe a interação atentamente. Se o gato mostrar sinais de agressão ou estresse, finalize a sessão de brincadeiras, dê petiscos e carinho a ambos os gatos e repita a sessão no dia seguinte, até eles relaxarem na companhia um do outro. Eventualmente, eles devem se acostumar um com o outro.

  5. Forneça tigelas separadas de comida e água, bem como caixas de areia em vários locais da casa. Como regra geral, você precisará de uma caixa de areia para cada gato mais um. Por isso, se você tiver dois gatos, você precisará de três caixinhas de areia. Apenas se os felinos realmente gostarem um do outro, você pode ter só duas. Dê a eles bastante espaço, lugares altos de descanso e buracos para se esconderem para otimizar a chance de uma relação pacífica entre os membros da sua família felina.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article