Como apresentar um orçamento para pinturas comerciais

Escrito por lisa fritscher | Traduzido por vanessa figueiredo
Como apresentar um orçamento para pinturas comerciais
Aprender a apresentar um orçamento pode ser muito importante para obter trabalhos comerciais (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)

Geralmente, pinturas comerciais possuem preços mais baixos do que as pinturas residenciais. Entretanto, se você for um pintor ágil e cuidadoso, os contratos comerciais podem lhe levar a trabalhos frequentes e contínuos. Pode parecer difícil entrar no mercado comercial, mas entender como se elaborar um orçamento poderá aumentar suas chances de obter sucesso.

Instruções

  1. 1

    Certifique-se de que a sua empresa é totalmente legalizada. A maioria dos clientes comerciais não trabalha com pintores que não são licenciados, associados (se for um requisito em seu estado) e segurados. Ligue para o Sebrae para verificar se todos os seus documentos estão atualizados. Se tiver empregados, você deve estar regularizado na previdência social.

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    Mostre uma aparência profissional. Ao elaborar um orçamento para serviços de pintura residencial, você normalmente se dirigia para o local vindo diretamente de outro trabalho, coberto de tinta. Quando estiver elaborando um orçamento para trabalhos comerciais, é importante se apresentar como um empresário. Apesar de não precisar estar vestido elegantemente, escolha roupas limpas e bem passadas. Dirija um bom carro (pegue emprestado, se for preciso). Apareça na hora marcada, com todo o material necessário, incluindo folhas de orçamento e uma caneta, uma fita métrica, uma calculadora, além de uma coleção bem organizada de amostras de tintas (disponível na maioria das lojas especializadas).

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    Meça o local rapidamente, mas com o devido cuidado. Alguns pintores preferem se garantir no olho quando medem ambientes comerciais, calculando as medidas irregularmente em suas cabeças. Entretanto, isso poderá levá-lo a superestimar ou subestimar os valores orçamentários. Em vez disso, tire as medidas mais básicas, incluindo o pé direito e a área (em metros quadrados) das paredes.

  4. 4

    Converse sobre as cores das tintas. Alguns clientes comerciais, incluindo muitos administradores de locações, preferem se prender às diferentes tonalidades de branco indicadas pelo pintor. Contudo, muitos clientes comerciais têm cores de preferência bem determinadas, que podem impactar no número de demãos que o trabalho requer. Apresente as amostras de tinta e encoraje o cliente a escolher uma tonalidade específica.

  5. 5

    Discuta o escopo do projeto. Se a pintura atual estiver em boa qualidade, o cliente pode não querer pagar pelo trabalho de preparação. Se a pintura existente estiver descascando ou descamando, insista que deve ser feito um trabalho de preparação antes de aplicar a tinta. Além disso, você pode se prontificar a fazer pequenos reparos, tais como substituir um espelho de interruptor ou preencher um pequeno buraco na parede. Pergunte se o cliente deseja que você inclua esses pequenos trabalhos de reparo no orçamento.

  6. 6

    Converse sobre a possibilidade de trabalhos futuros. Embora alguns clientes comerciais desejem contratar um pintor desconhecido com regularidade, você deve se informar se existem outros projetos disponíveis. Considere baixar um pouco o seu orçamento em troca de futuras indicações.

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    Deixe o espaço para preparar o orçamento. É fácil cometer erros ou deixar algo de fora, especialmente quando alguém está observando você. Acrescente pelo menos 10% à sua estimativa, como um fundo especialmente designado para cobrir eventuais diferenças.

  8. 8

    Crie uma folha de orçamento limpa e fácil de entender, e que informe as rubricas cobradas. Reveja a folha com o cliente e esclareça qualquer ponto confuso. Faça algumas alterações no texto. Ambas as partes devem fazer as mudanças iniciais.

Dicas & Advertências

  • Respeite o tempo de seu cliente. Chegue na hora e gaste apenas o tempo necessário para criar um orçamento bem apurado.
  • Entre em contato por telefone ou por e-mail, caso você não tenha notícias do seu cliente em potencial dentro de 3 dias.
  • Nunca prometa nada que você não consiga entregar a tempo e dentro do orçamento. As reputações são formadas rapidamente no mundo comercial, e estragar um único trabalho poderá resultar em uma dificuldade em conseguir futuros trabalhos.

O que você precisa?

  • Folhas de orçamento
  • Caneta
  • Calculadora
  • Fita métrica
  • Amostras de tinta

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