Como aprimorar suas habilidades de integração viso-motora

Escrito por erica roth | Traduzido por a. araújo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como aprimorar suas habilidades de integração viso-motora
O papel quadriculado pode ajudar crianças que tenham dificuldades para escrever (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Habilidade de integração viso-motora (VMI) refere-se à coordenação entre olhos e mãos. A edição de agosto-novembro de 2005 do "The Indian Journal of Occupational Therapy" relata que suas habilidades viso-motoras ajudam a traduzir percepções visuais em habilidades motoras como a coordenação. Crianças com problemas de VMI podem precisar de terapia ocupacional ou ajuda adicional em sua escola para aprimorar suas habilidades.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Tesoura
  • Quebra-cabeças
  • Livros de atividades
  • Papel quadriculado
  • Papel para decalque
  • Destacador de

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Aprimore as habilidades viso-motoras de crianças pequenas envolvendo-as em atividades que visem aprimorar a coordenação motora fina. Deixe-as praticar habilidades do dia-a-dia como abotoar, abrir e fechar zíperes, amarrar e cortar com tesouras (sem ponta) para aumentar a coordenação entre suas mãos e seus olhos.

  2. 2

    Incorpore habilidades viso-motoras nas brincadeiras. De acordo com a psicóloga educacional Dra. Rebecca Bell Branstetter, quebra-cabeças podem ajudar a melhorar as habilidades viso-motoras. Pode-se introduzir também livros para colorir que contenham labirintos, caça-palavras e outras atividades.

  3. 3

    Use papéis especiais para trabalhar com crianças que tenham dificuldades para escrever. Segundo o "Chappaqua (New York) Central School District", indivíduos com problemas viso-motores podem ter dificuldades com o espaçamento na escrita. Pratique escrever uma letra em cada quadro do papel quadriculado para julgar melhor o espaçamento entre as palavras. Colocar um pequeno ponto após cada palavra antes de progredir para a próxima pode ser outra ferramenta de ensino eficaz. Coloque uma folha de papel para decalque sobre o livro de exercícios e copie as palavras para praticar.

  4. 4

    Aprimore as habilidades viso-motoras utilizando ferramentas para ajudar a melhor organizar as ideias. Destaque itens nas tarefas de casa que indivíduos com problemas viso-motores possam não perceber, como os sinais em problemas de matemática ou as margens das páginas. A Dra. Branstetter explica que as informações visuais podem ser confusas e muito intensas, portanto limitar a quantidade de informações em uma única página pode levar a melhoras.

Dicas & Advertências

  • Converse com o professor de seu filho sobre possíveis modificações caso suas habilidades viso-motoras levem a altos níveis de frustração e diminuam sua produtividade na escola. Embora modificações não melhorem necessariamente as habilidades viso-motoras, elas podem ajudar com a atitude geral da criança em relação à escola. Permitir que o aluno digite sua tarefa de casa em um computador em vez de escrevê-la pode ser uma solução para o problema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível